Alagoas está sendo referência nas discussões da implantação da cultura de paz para vários estados e municípios brasileiros presentes no II Fórum Nacional de Educação para a Paz nas Escolas e nas Famílias, que acontece até esta sexta-feira (17), no hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, com a presença de representantes do município de Boca da Mata, onde já é realidade a educação para a paz nas escolas e nas famílias, de Santana do Ipanema, e de mais onze delegações de vários estados e municípios brasileiros.

O secretário Especial de Promoção da Paz, Jardel Aderico, foi o responsável pelo painel que abriu o evento, onde fez uma panorâmica de como está o estado de Alagoas após a implantação da pasta, em agosto de 2009, criada com o objetivo de atuar no eixo da mobilização cultural pela paz, fortalecer e apoiar as diversas ações para superação da violência e promoção de uma cultura de paz no Estado.

“Nos primeiros quatro meses de implantação do Plano Integrado de Acolhimento a Usuários de drogas, em 13 instituições, conseguimos reduzir em 18% o número de homicídios entre jovens envolvidos com as drogas. Temos atingido o objetivo da secretaria, no tocante ao desenvolvimento de alternativas para interferirmos no número desses homicídios, no combate ao uso de drogas e no relacionamento da polícia com a sociedade. Por isso, é muito importante estarmos engajados nessas discussões e servirmos como exemplo para a construção e o fortalecimento desse processo de construção de uma cultura de paz”, comemorou o secretário.

Jardel Aderico lembrou ainda que o I Fórum de Educação para a Paz nas Escolas e nas Famílias realizado em dezembro de 2009 em Maceió abriu as portas para a interlocução do Estado com os municípios, com setores envolvidos no contexto, resultando em avanços para a secretaria.

“Hoje há uma cobrança para o fortalecimento das ações da Secretaria da Paz como forma de ampliar e dar continuidade ao trabalho que está sendo desenvolvido. As discussões dos fóruns reforçam ainda mais nosso compromisso. A determinação do governador Teotonio Vilela é implantar o Programa de Educação para a Paz nas Escolas nos 102 municípios, até o final de sua gestão. Bem como, desenvolver uma Política Estadual de Promoção da Paz em Alagoas”, informou o secretário.

Na ocasião, o coordenador da Liga pela Paz, uma das organizadoras do evento, professor Araújo, destacou o importante papel de Alagoas no conceito de educação para a paz e considerou as ações do Estado como um diferencial para fazer avançar o programa nos outros estados.

Municípios – Os participantes do fórum estão tendo a oportunidade de conhecer as experiências promovidas pelos municípios de Boca da Mata e Santana do Ipanema, que têm representantes no evento com a proposta de socializar as experiências já na prática.

“Percebemos uma mudança de comportamento de nossos alunos e dos professores desde a implantação do programa no início do ano. Um dos vigilantes de uma de nossas escolas falou que antes os estudantes chutavam o portão para que fosse aberto e hoje eles pedem gentilmente por favor”, afirmou a secretária de Educação de Boca da Mata, Rosa Melo, que vai transmitir nesta sexta-feira como está sendo feito o trabalho nas oito escolas municipais e como o programa de Educação para a Paz vem sendo promovido nas creches.

“Nossa proposta para 2011 é ampliar o programa e transformar a cultura de paz como disciplina na interdicisplinaridade, onde todos estarão envolvidos na difusão desses valores”, completou a secretária.
O governador Teotonio Vilela e o deputado federal Givaldo Carimbão estarão presentes nesta sexta-feira e terão um momento para divulgar ainda mais as ações de Alagoas para educadores, lideranças governamentais e comunitárias envolvidas nos programas de educação para a paz nas escolas e nas famílias.