Cerca de 150 crianças portadoras de doenças genéticas como Mucopolissacaridoses (MPS), Púrpura, Gaucher, Fabry, Anemia falciforme, Hemofilia, Trombastenia entre outras, terão um Natal especial nesse ano. A Associação Alagoana de Mucopolissacaridoses (AAMPS), em parceria com enfermeiras do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), promove o “Natal da Alegria” no dia 17 de dezembro, a partir das 12h, na sede do Hemoal.
De acordo com a presidente da AAMPS, Sandra Cansanção, o objetivo do evento é integrar famílias, pacientes, corpo médico e assistencial e a sociedade em geral. “É uma forma de dividir e divulgar as síndromes e suas formas de tratamento, bem como levar mais alento e alegria aos pequenos”, completa.
Durante o evento um Papai Noel irá distribuir presentes e lanches às crianças. Um grupo de animadores fará apresentações para divertir os convidados. Haverá também sorteio de brindes entre os acompanhantes dos pacientes.
Serviço
Natal da Alegria para Portadores de Síndromes Genéticas
Sexta-feira, 17 de dezembro, a partir das 12h
Sede do Hemoal
Rua Dr. Jorge de Lima 58, Trapiche da Barra, Maceió
Sobre a doença MPS
Mucopolissacaridoses (MPS) são doenças genéticas classificadas dentro de um grupo de erros inatos do metabolismo. As MPS são doenças causadas pelo mau funcionamento de enzimas essenciais para a degradação de moléculas chamadas glicosaminoglicanos (GAGs). Nas MPS ocorre a deficiência das enzimas que digerem os GAGs, que se acumulam dentro de um compartimento celular chamado lisossomo e levam aos problemas clínicos associados a essas doenças.