Indice de preços ao consumidor nos EUA sobe 0,1% em novembro

15/12/2010 12:18 - Economia
Por Redação

O índice de preços ao consumidor (IPC) dos Estados Unidos subiu 0,1% em novembro e aumentou 1,1% em um ano, informou nesta quarta-feira o Departamento de Trabalho americano.

Em outubro, o IPC tinha subido 0,2% e o aumento de novembro esteve de acordo com as expectativas da maioria dos analistas.

Em novembro, os preços da energia subiram 0,2%, como resultado dos incrementos em gasolinas e combustível para calefação. Os preços dos alimentos subiram 0,2% no mês passado.

Se forem excluídos os preços dos alimentos e da energia, que são os mais voláteis, o núcleo da inflação em novembro foi de 0,1%, o primeiro aumento desde julho. Em um ano, o núcleo da inflação foi de 0,8%.

Os dados sustentam a política do Federal Reserve (Fed, banco central americano), que manteve por dois anos a taxa de juros em níveis baixos sem precedentes, e iniciou um segundo programa de estímulo monetário que injetará US$ 600 bilhões no sistema até maio de 2011.

Um fator que continua freando os aumentos do IPC é a fraqueza do mercado imobiliário. Os aluguéis, que representam cerca de 40% do núcleo da inflação, se mantiveram estáveis porque as inúmeras execuções hipotecárias seguem disponibilizando imóveis no mercado para aluguel.

Os gastos com aluguel, uma das categorias planejadas para observar os preços do que se gasta mensalmente por conceito em moradia, subiu 0,1% em novembro, pelo segundo mês consecutivo. Em um ano, a despesa equivalente a aluguéis subiu 0,2%.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..