Fariñas pede à UE que não se deixe enganar por por Cuba

15/12/2010 14:28 - Brasil/Mundo
Por Redação

O dissidente cubano Guillermo Fariñas, que recebeu o prêmio Sakharov 2010 do Parlamento Europeu, pediu nesta quarta-feira à União Europeia (UE) que não se deixe "enganar" pelos "cantos de sereia" de Havana que buscam anular a "posição comum" que limita as relações com o regime de Cuba.

Fariñas agradeceu o prêmio recebido por meio de um discurso gravado, já que não pôde viajar a Estrasburgo para buscá-lo pessoalmente pois não obteve permissão das autoridades cubanas para viajar.

Sua ausência foi simbolizada por uma cadeira vazia enfeitada com a bandeira de Cuba.

"Minha maior esperança é que não se deixem enganar pelos cantos de sereia de um regime cruel de comunismo selvagem", declarou Fariñas, que advertiu que "a única aspiração de Cuba, após aparentar supostas mudanças econômicas, é que a União e o Parlamento europeus eliminem a posição comum, para que possa se beneficiar dos créditos e investimentos".

Em sua mensagem gravada, Fariñas assinala cinco condições que a UE deveria exigir do "regime neo-stalinista cubano", entre elas prosseguir com a libertação de todos os presos políticos e facilitar a criação de partidos políticos, sindicatos e meios de comunicação não subordinados ao Estado.

Fariñas afirmou que Cuba atravessa "um momento histórico" e pede ao mundo que continue atento às "contínuas explosões sociais e protestos surgidas dentro do país" que, em sua opinião, se devem à "frustração diante da prepotência do Governo".

O dissidente lembra que o próprio Governo reconheceu à imprensa estrangeira "o fracasso" do modelo comunista e confessa que espera que possa acontecer uma transição sem que seja necessária uma guerra civil.

O presidente do Parlamento Europeu, o polonês Jerzy Buzek, fez um apelo nesta quarta-feira pela "imediata libertação" do dissidente e destacou sua luta pela liberdade de expressão, antes de desejar a Farinãs "muita sorte, saúde e êxito" em sua batalha.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..