A arrecadação de impostos e contribuições federais interrompeu uma sequência de treze resultados recordes e recuou em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou a Receita Federal. O volume total arrecadado – Receita Federal e Previdência – atingiu em novembro 66,79 bilhões de reais. O resultado ficou abaixo do piso das estimativas dos analistas, de 67,20 bilhões de reais. O valor também foi 12,28% menor em termos reais (descontada a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que o verificado em novembro de 2009.
De acordo com a Receita, a queda se deve à base inflada de novembro do ano passado, que contou com o reforço de depósitos judiciais. Sem as receitas extraordinárias daquele mês, a arrecadação de novembro de 2010 teria avançado 7,73%, em termos reais.
No acumulado do ano, a arrecadação total somou 714,82 bilhões de reais, com alta real de 9,12% sobre o mesmo período do ano anterior.
A arrecadação administrada só pela Receita Federal em novembro somou 65,509 bilhões de reais, com queda real de 7,02% ante novembro de 2009. As demais receitas somaram 1,28 trilhão de reais, com recuo real de 77,38% na mesma base de comparação. Em relação a outubro, a arrecadação federal teve queda de 10,99% em termos reais, com as receitas administradas recuando 8,46% e as demais, 62,93%.
A arrecadação de impostos e contribuições federais cobrados pela Receita de janeiro a novembro é 90,40 bilhões reais superior ao resultado obtido no mesmo período de 2009. Levando-se em consideração a correção da inflação pelo IPCA, o aumento da arrecadação corresponde a 61,05 bilhões de reais.
A maior contribuição para essa expansão veio das receitas previdenciárias, que, de janeiro a novembro, estão 19,39 bilhões de reais maiores que as do mesmo período do ano passado. Em segundo lugar estão a Cofins e o PIS-Pasep, cujo aumento da arrecadação soma 18,71 bilhões de reais. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) deu a terceira maior contribuição, com aumento na arrecadação de 6,22 bilhões de reais.
Os únicos tributos que diminuíram foram o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A arrecadação desses dois tributos está 3,91 bilhões reais menor que a registrada no mesmo período do ano passado, com queda real de 3,03%. No mês passado, a Receita informou que está investigando com detalhes as razões para essa queda na arrecadação.