Relatório da OMS diz que milhares de vidas foram salvas da malária desde 2000

14/12/2010 20:51 - Saúde
Por Redação

Um aumento fenomenal" dos esforços para combater a malária permitiu salvar centenas de milhares de vidas desde 2000, declarou nesta terça-feira a Organização Mundial da Saúde, lembrando que, no entanto, 781 mil pessoas morreram da doença em 2009.

A distribuição de dezenas de milhões de mosquiteiros tratados com inseticidas e a maior utilização de fumacês contra os mosquitos tiveram um impacto considerável, segundo o relatório anual da OMS sobre malária.

O número de mortos atribuídos a este mal caiu assim de 985 mil em 2000 para 781 mil em 2009. Segundo a OMS, cerca de 90% das mortes por malária ocorreram na África e 92% delas são de crianças com menos de 5 anos.

Pela primeira vez em 2009, nenhum caso de malária transmitido localmente foi relatado na Europa; já Marrocos e Turcomenistão foram adicionados à lista de países onde a malária está erradicada, segundo a OMS.

Ao longo da década passada, o número de casos confirmados da doença e de mortes caiu mais de 50% em onze países da África, destacou o relatório.

Na China, o número de casos foi reduzido em mais da metade ao longo dos dez últimos anos e, na Índia, a incidência da doença baixou cerca de um quarto.

Apenas três países do mundo, Ruanda, São Tomé e Príncipe e Zâmbia, registraram em 2009 um aumento de casos.

Ray Chambers, emissário especial da ONU para malária, previu que o objetivo das Nações Unidas de acabar com as mortes causadas pela malária pode ser atingido até 2015.

"Os resultados contidos neste relatório são os melhores em décadas. Depois de tantos anos de deterioração e estagnação, os países e seus parceiros (...) passaram para a ofensiva", declarou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, durante uma coletiva de imprensa.

Um esforço sem precedentes foi fornecido para manter a dinâmica, destacou, explicando que 106 países ainda são atingidos pela doença de maneira endêmica, desses 43 na África Subsaariana.

"Os investimentos na luta contra a malária estão dando resultados", garantiu. Em menos de três anos, o número de mosquiteiros distribuídos se aproximou do objetivo dos 350 milhões.

As despesas internacionais de luta contra a malária devem atingir 1,8 bilhão de dólares em 2010, uma cifra recorde, mas a OMS estima que serão necessários 6 bilhões de dólares para erradicar completamente a doença.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..