Durante a última reunião do ano de 2010, do Conselho Estadual de Cooperativismo de Alagoas (Conecoop), realizada nesta segunda-feira (13), houve comemoração dos avanços com a criação de políticas públicas implantadas em benefício do sistema. O governador Teotonio Vilela Filho foi homenageado e houve também a assinatura do convênio entre a Companhia de Abastecimento de Água de Alagoas (Casal) e a Cooperativa de Produtores de Mel (Coopmel).

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística e presidente do Conecoop, Luiz Otavio Gomes, há grandes vitórias em benefício do cooperativismo em Alagoas para comemorar, como o Programa de Compras Governamentais e a criação das Frentes Parlamentares na Assembleia Legislativa de Alagoas e na Câmara de Vereadores de Maceió.

“Parabenizo a todos que formam o sistema cooperativista alagoano pela sinergia que foi criada com o setor público, em especial com o governo de Alagoas”, complementou o secretário.

O presidente da OCB/Sescoop Alagoas, Marcos Antonio Braga Rocha, destacou que nesses últimos quatro anos o cooperativismo em Alagoas alcançou outras conquistas. Ele cita na área de educação foi implantado um curso técnico no município de Coruripe, “sendo isso muito importante para o que vai ocorrer naquela área com o crescimento da economia. Há também a elaboração de curso de pós-graduação em cooperativismo para os professores públicos municipais”, diz.

“Podemos citar também a realização de seminário que debateu o sistema cooperativista em Alagoas; a abertura de discussão sobre a inclusão do mel e própolis na merenda escolar pública, além da criação da lei que instituiu o Dia Estadual do Cooperativismo, comemorado em Alagoas no 1º sábado do mês de julho de cada ano”, destacou o presidente da OCB/Sescoop Alagoas.

Marcos Rocha também enfatizou que todo o sistema acredita que haverá mais quatro anos de avanço para o segmento e agradeceu por todas as ações, entregando uma placa em homenagem ao governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho.

Houve também apresentação do funcionamento da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jorgraf) pelo presidente Antonio Pereira. Ele destacou os motivos que levaram à criação da cooperativa e o exemplo de ser a primeira experiência a reunir duas categorias: jornalistas e gráficos, tendo como principal produto a Tribuna Independente.

“A Jorgraf é exemplo para a categoria, pois estamos rompendo paradigmas, e há uma grande expectativa com esta experiência. Queremos, no meio do próximo ano, estar numa nova sede e criando novos produtos de comunicação. Por esse trabalho agradecemos à OCB/Sescoop e à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico pelo apoio”, disse Antonio Pereira.

Convênio - Mais uma vez, o governo de Alagoas apoia o fortalecimento do sistema cooperativista, garantindo a geração de postos de trabalho e renda. Na ocasião, foi assinado contrato em forma de comodato entre a Companhia de Abastecimento de Água de Alagoas (Casal) e a Cooperativa de Produtores de Mel (Coopmel) que irá disponibilizar uma área no bairro Tabuleiro dos Martins para a criação da sede da cooperativa e a unidade de beneficiamento da matéria-prima.

A intenção de apoiar a Coopmel surgiu na última reunião do Conselho e irá beneficiar 144 cooperados, sendo 122 da agricultura familiar. Hoje, metade dos produtores está concentrada na grande Maceió, o que tornou difícil o deslocamento e transporte da matéria-prima – mel e cera – para o entreposto e a unidade industrial que ficam na cidade de Pão de Açúcar, às margens do Rio São Francisco e a 190 Km de Maceió.