Moradores ajudam na elaboração do Plano Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios

13/12/2010 13:27 - Interior
Por Redação

Problemas e soluções. Essas foram as metas da reunião entre representantes de 18 entidades representativas dos moradores de Palmeira dos Índios com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A partir da consolidação das reivindicações e necessidades da população, através das associações convidadas, será elaborado o Plano Municipal de Saúde para o triênio 2011/2014.
A Diretora de Saúde da SMS, Danielle Costa Siqueira, o encontro vai desenhar e contextualizar os problemas da saúde, com a finalidade de visualizar e traçar propostas para o município. “Os representantes apontam os problemas e as soluções para cada localidade. A partir daí, cada área técnica da Secretaria faz sua parte para consolidar o plano que será avalizado pela prefeitura”, explicou.
As propostas serão analisadas ainda este mês pelo Conselho Municipal de Saúde, composto por servidores da SMS, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e entidades representativas de moradores, sendo 16 membros titulares e outros 16 suplentes.
Segundo a professora aposentada, Joseja Pinheiro, uma das representantes dos moradores do bairro Juca Sampaio, o serviço oferecido pela saúde municipal é bom, mas ainda precisa de ajustes, principalmente quando se fala em humanização. “Uma vez fiz um exame e passei mais de dois meses para receber o resultado. Só recebi quando fui mais rígida na cobrança junto ao hospital”, revelou.
De acordo com a Diretora de Saúde, a primeira impressão é de que os problemas e as sugestões apresentados pelos 18 representantes foram parecidos. “Se isso for constatado ficará bem mais fácil para as partes envolvidas resolverem ou apontarem as soluções, assim como também o governo municipal em sua atenção à saúde”, concluiu Danielle Costa.
O projeto do Plano Municipal de Saúde 2011/2014 será apresentado aos membros do conselho no próximo dia 16 em reunião ordinária.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..