Maceió vai ganhar mais 10 vereadores na próxima eleição

13/12/2010 13:42 - Geral
Por Redação
Image

Com base em uma Emenda Constitucional de 2009 que criou mais 7.709 vagas nas Câmaras Municipais do país e também no Censo de 2010 que registrou aumento populacional na maioria dos municípios brasileiros, 22 das 27 capitais brasileiras –  Maceió e São Luiz - vão elevar sua representação com mais dez vereadores cada. Essas duas capittais vão ganhar mais vereadores.Por exemplo Recife incluída – vai elevar a sua representação política a partir de 2012.

No momento, Maceió só tem 21 vereadores. Assim sendo a capital alagoana dará um pulo de 21 para 31 vereadores. A eleição de 2012 vai chamar muita atenção, porque deve disputar um mandato de vereador o atual prefeito de Maceió, Cicero Almeida, o petista Paulão que ficou na primeira suplência de deputado federal,a ex-prefeito de Maceió, Katia Born do PSB e outros

Segundo o vereador e presidente eleito da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal (PT), a Câmara da capital pernambucana saltará de 37 para 39 vereadores.

Maceió e São Luís vão criar 10 novas vagas; Macapá, Rio Branco e Palmas 9 vagas; Campo Grande, Natal, Teresina e Vitória 8 vagas; Porto Velho, Florianópolis e Boa Vista 7 vagas; João Pessoa, Aracaju e Cuiabá 6 vagas; Manaus 3; Fortaleza, Salvador, Recife e Belém 2 vagas; Curitiba e Porto Alegre 1 vaga.

Foi o TSE que por meio de uma resolução baixada em 2004 instituiu o critério de proporcionalidade entre o tamanho das Câmaras Municipais e o número de habitantes. Mas, há outros números embutidos no aumento de vagas dos vereadores em Maceió, como a criação de mais cargos comissionados para cada novo edil, além de mais verbas de gabinete, despesas pessoais, auxilio-paletó(ou enxoval) e outras vantagens a que eles têm direito, bancadas com verbas públicas.
...

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..