Cepal lança poesia completa de Jorge Cooper

13/12/2010 12:48 - Cultura
Por Redação
Image

A Cepal/ Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança no próximo dia 15 o livro Jorge Cooper – Poesia Completa. A publicação inédita reúne a obra de um doa maiores poetas de Alagoas, que faria 99 anos no dia 7 de dezembro deste ano.

Avesso a holofotes e dono de uma poesia inquietante, Jorge Cooper produziu incessantemente até o fim de sua vida e só viu, tardiamente, os seus versos publicados em livro aos 75 anos, numa antologia viabilizada a duras penas por amigos e admiradores.

Foram três antologias publicadas até hoje e que, ainda assim, não alcançaram a amplitude que a obra do artista merecia. Dois destes livros foram, coincidentemente, rodados também pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, na época da antiga Sergasa (Serviços Gráficos de Alagoas S.A).

O imenso tesouro guardado em velhos cadernos de capa de papelão e presos por um fecho metálico – era assim que Cooper fabricava seus livros – permaneceu obscuro até o momento presente, com a edição de sua poesia completa, que reúne as cinco obras que produziu.

Mais do que uma publicação de toda obra de Jorge Cooper, este livro de 406 páginas traz para o leitor críticas a respeito de seu trabalho – assinadas por grandes nomes como Lêdo Ivo, Dirceu Lindoso, Marcos de Farias Costa e José Paulo Paes – a biografia do poeta, sob ótica de seu filho único, o médico e porta Charles Cooper, e uma breve fotobiografia.

O livro foi organizado pelo professor de Literatura da Ufal e porta Fernando Fiúza. Para ele, a publicação da obra completa de Cooper, depois de tantos anos, é um ato de justiça. “Sujeitar um poeta da importância de Jorge Cooper a ser publicado tão tardiamente, numa época em que nunca foi tão fácil publicar, é uma demonstração, por parte de nossa cultura, da falta de sintonia entre exibição e qualidade”, critica a demora na apresentação da obra.

Fiúza ressalta o fato da obra de Cooper, até esta edição, ter vindo a público apenas em antologias. “Estava mais do que na hora de o conhecermos por inteiro”, diz o organizador da publicação, que considera Cooper como grande ícone e influência da poesia alagoana marginal, alternativa.

Ao editar a Poesia Completa de Jorge Cooper, o governo do Estado busca não apenas fazer justiça a este alagoano que nunca teve sua obra valorizada enquanto viveu, mas também levar a leitura desse verdadeiro tesouro da cultura local àqueles que não viveram a luminosa experiência de fruir dos seus poemas. “A publicação desta obra reforça a nossa política editorial, que tem como base a valorização da arte e da cultura alagoana”, afirma o diretor-presidente da Cepal/Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Moisés de Aguiar.

O livro Jorge Cooper - Poesia Completa será lançado no próximo dia 15 de dezembro, às 18h30, no Museu Théo Brandão.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..