QUE LIÇÃO PODEMOS TIRAR DOS NOSSOS ÚLTIMOS LUGARES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA?

12/12/2010 04:50 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLÁ,

Mais dois índices educacionais divulgados e mais uma vez Alagoas fica em último lugar.
 

Dessa vez os índices divulgados semana passada foram o PISA e o de analfabetismo.


O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) testa conhecimentos e habilidades em leitura, matemática e ciências de alunos de 15 anos dos 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e, de outros 31 países convidados, entre eles o Brasil.


Os dados são de 2009. Alagoas foi o estado brasileiro que apresentou o pior desempenho no Programa. No último lugar do ranking, o Estado aparece com 354 pontos - seis a menos que sua última média - porque perdeu pontos em ciências e leitura e melhorou um pouco em matemática.


O Brasil teve a terceira maior evolução nas médias de 65 nações e conseguiu superar a barreira dos 400 pontos em leitura e ciências, mas ficou abaixo desse patamar em matemática. O resultado, no entanto, ainda está longe de ser positivo. Nas três áreas, pelo menos a metade dos jovens brasileiros não consegue passar do nível mais básico de compreensão.
Pois é meus amigos é fato, Alagoas tem o pior ensino do Brasil. Nossos jovens, entre todos brasileiros, são os que teem a menor perspectiva de sucesso profissional, porque não lhes damos o básico, uma educação de qualidade. Até quando vamos permitir que isto aconteça?
O segundo índice divulgado foi o de analfabetismo. O estado com maior taxa de analfabetismo do Nordeste é Alagoas, com 20,8%, e o estado do Norte com maior taxa é o Acre, com 12,7%. Enquanto isso há estados como o Amapá, destaque na região Norte, com taxa de 1,5%, e o Distrito Federal, com 2,5%.

O desafio da educação em Alagoas é comprovadamente o maior do Brasil, temos o pior ensino e precisamos reverter urgentemente isso.


Todos que fazem a educação em Alagoas são unânimes em afirmar que o grande problema nosso é de gestão e que é preciso um choque na educação de nosso estado em todos os níveis.


E a primeira providência a ser tomada é o estado assumir o seu papel de coordenação das redes de ensino, pois esse é o seu principal papel. Veja o que diz o regulamento das diretrizes educacionais de nosso estado: - “compete ao estado, através da secretaria de educação, a direção de ações de articulação, inspeção, normatização, cooperação e apoio técnico ao desenvolvimento das redes: estadual, municipais, privadas e comunitárias, integrantes do sistema estadual de ensino, incorporando-as às políticas e planos da Educação Básica e Profissional’.


Se esse papel não for exercido, se deixarmos a cargo dos municípios, da rede privada a execução da política educacional sem que aja um controle efetivo do estado, vamos continuar jogando dinheiro fora.


E olha, conheço e já tive a oportunidade de estar com vários gestores educacionais aqui do nosso estado, encontramos na sua grande maioria, excelentes profissionais. Temos hoje um programa para a educação de alagoas concebido pelo Mec, Pnud e por técnicos da secretaria de educação muito bons, dou o meu aval, pois o conheço profundamente, porem é preciso implementá-lo, com a urgência que os nossos últimos lugares requerem.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..