Relatório da ONU revela que aquecimento global pode provocar câncer

11/12/2010 01:35 - Tecnologia
Por Redação

O derretimento de geleiras e camadas de gelo estão liberando, no ar e nos oceanos, poluentes que causam câncer, revelaram cientistas.

Segundo os pesquisadores, os produtos químicos entram na cadeia alimentar e se acumulam no corpo das pessoas, provocando tumores, doenças cardíacas e infertilidade. A informação foi revelada nesta quinta-feira (9).

O alerta foi dado por um novo estudo internacional sobre a relação entre as mudanças climáticas e um tipo de toxinas feitas pelo homem, chamadas de poluentes orgânicos persistentes (POP, na sigla em inglês).

A pesquisa, que deverá ser publicada no mês que vem, diz que a elevação da temperatura e as condições meteorológicas mais extremas estão aumentando a exposição do homem aos poluentes em todo o mundo, incluindo o Reino Unido.

Os cientistas estão preocupados com os POPs porque eles duram décadas no ambiente e se acumulam nos tecidos do corpo. Essas toxinas incluem pesticidas como o DDT e produtos químicos usados em produtos elétricos.

Donald Cooper, do Programa para o Meio Ambiente da ONU (Organização das Nações Unidas), que publicou o relatório durante o COP 16 (16ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática), que se realiza em Cancún, no México, disse que as geleiras e as camadas de gelo estão liberando POPs presos anos atrás no ar e nos oceanos.

Eventos meteorológicos extremos, como as recentes inundações no Paquistão, liberaram poluentes proibidos que que haviam sido armazenados para serem incinerados.

Altas temperaturas tendem a aumentar a propagação da malária, o que, por sua vez, faz crescer o uso de sprays como o DDT, que fazem mal à saúde, além de deixar baleias, focas e ursos polares vulneráveis aos poluentes.

Cooper explicou que o problema acontece em todas as partes do mundo. Ele disse que quantidades muito pequenas desses poluentes entram na cadeia alimentar e se acumulam à medida que sobem na cadeia alimentar, até chegar ao leite materno e ao sangue humano.

O estudo da ONU revelou que os níveis de POPs do leite materno e do sangue estão aumentando em várias partes do planeta.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..