Proerd forma mais 20 mil crianças e jovens multiplicadores da paz

11/12/2010 06:29 - Maceió
Por Redação

Refrões sobre a paz, músicas e coreografias marcaram a sexta-feira (10), dos 20 mil jovens de várias instituições de ensino estaduais, municipais e particulares de Alagoas, concluintes de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas em Alagoas (Proerd). A solenidade aconteceu no Ginásio do Cepa, no Farol. Com esta turma, Alagoas soma 45 mil multiplicadores.

O governador Teotonio Vilela Filho quebrou o protocolo e assumiu o papel de educador e pai, aproximando-se das crianças e adolescentes. “Quando alguém oferecer drogas, digam não porque droga é ruim, é doença, é violência e morte e digam viva à saúde, à paz, ao amor, à família, à educação e à vida”, disse.

O secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, ressaltou que o Estado passa por um processo de transformação e creditou o fato à ação integrada entre a Polícia Militar e instituições de ensino.

“Estamos mudando a mentalidade das crianças e jovens que são o exemplo para as famílias e sociedade alagoana. Construímos a paz e o amor não somente pelo combate às drogas, mas pela reformulação do conceito de como viver em paz”, disse o secretário da Educação.

A coordenadora do Proerd, major Valdenize Ferreira Lima, assegurou que no decorrer do curso – que dura entre quatro a seis meses – é possível perceber mudanças no comportamento dos participantes do projeto.

“As crianças e jovens ficam vacinadas contra as drogas e a violência e aprendem, de forma lúdica e educada, a dizer não às drogas. Eles aprenderam, por meio de música e teatro, os efeitos maléficos para o organismo e noções de cidadania e direitos humanos. Muitas crianças quando veem os pais bebendo ou fumando, deixam recado de amor, induzindo-os a deixar o vício”, destacou.

A estudante de 11 anos, Mayara Nascimento Almeida disse que com o curso aprendeu um novo conceito de paz. “Aprendi que as drogas podem trazer prazer por um momento, mas prejudicar uma vida inteira e até matar”, afirmou a estudante.

Quando questionada como atuará como multiplicadora da paz em sua comunidade ou família, Mayara lembrou emocionada que um tio quando bebe maltrata a sua avó.

A estudante Vitória Silva de Souza, de 8 anos, disse que não tem problemas do tipo em sua casa, mas que se for necessário difundirá os conhecimentos assimilados sobre a paz. “Quero ficar longe das drogas porque muita gente perde a família, amigos e a vida. Vou aconselhar sempre que puder aos que gostam de brigar que é melhor viver sem violência”, afirmou a menina, com o orgulho de quem é mais uma multiplicadora da paz no Estado.

Durante a solenidade de formatura, o estudante José Williams Possidônio foi premiado com um not book por ter se destacado durante o curso. Já Juliana Vieira da Silva, da Escola Laura Dantas; Eduardo Monteiro de Lima, da Escola Maria José Loureiro; e a Maria Michele da Escola Estadual Princesa Isabel ganharam bicicletas. Os quatro premiados concorreram com mais de 3 mil trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Polícia Militar de Alagoas forma mais de 17 mil alunos no PROERD

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..