Programa contra as drogas forma 17 mil alunos neste semestre

10/12/2010 16:47 - Maceió
Por Redação

Cerca de 5 mil crianças de trinta e seis escolas públicas e privadas de Maceió tiveram um dia de festa nesta sexta-feira (10). Elas participaram da formatura geral do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar de Alagoas. Ao todo, somente neste semestre, foram 17 mil alunos que passaram pelo programa em Alagoas. Desde 2003, quando foi implantado, o Proerd já formou aproximadamente 45 mil alunos.

 

“Viva a paz, o amor, a família e o saber”, disse o governador do Estado, Teotônio Vilela, durante a cerimônia de formatura no Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (Cepa). O chefe do Executivo interagiu com as crianças e parabenizou os policiais militares que integram a equipe do Proerd. Ao longo de um semestre letivo, durante 17 semanas, os instrutores freqüentam fardados as salas de aulas e aplicam uma variedade de atividades interativas, projetadas para estimular os estudantes a resolverem problemas ligados às drogas.

 

Para a aluna da Fundação Bradesco, Mayara Nascimento, o Proerd ensinou algo além de “dizer não às drogas”. “Aprendi também a ajudar na conscientização de outras pessoas sobre as consequências que as drogas trazem. Já conversei com a minha família e pretendo ensinar para os colegas”, conta a pequena de 11 anos.

 

Já o aluno Leandro Eduardo (9), da escola municipal Cincinato Pinto, destacou o jeito divertido como foi passada a filosofia de combater as drogas. “Foi legal as brincadeiras que os policiais fizeram com a gente. Assim, ficou mais fácil aprender”, disse. Ele e os outros alunos fizeram o juramento do Proerd e se comprometeram a ficar longe das drogas. Todos também cantaram canções de paz e assistiram a apresentações artísticas dos próprios colegas.

 

O conteúdo didático e pedagógico do Programa é composto por 17 lições abordando temas como segurança pessoal, maneiras de dizer não às ofertas de drogas, abuso e uso das drogas, auto-estima, influência dos meios de comunicação (propaganda), alternativas para não usar drogas, pressão psicológica de amigos e colegas, conseqüências do uso das drogas lícitas e ilícitas (principalmente o álcool e o cigarro), noções de cidadania, maneiras de lidar com as tensões do dia-a-dia e formas de evitar a violência.

 

No final da festa, as crianças ainda participaram de oficinas do Batalhão de Polícia Ambiental, fizeram passeios nos cavalos do Regimento de Polícia Montada e assistiram a demonstrações dos cães adestrados do Canil do Bope. O evento ainda contou com a premiação de bicicletas aos alunos que se destacaram na elaboração de trabalhos educativos durante a formação do Proerd. O melhor no geral ganhou um notebook.

 

Além da presença do governador do Estado, Teotônio Vilela, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência teve a participação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dário Cesar, do secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, do secretário de Defesa Social, Washington Luís, do secretário Especial de Promoção da Paz, André Paiva, da coordenadora do Proerd em Alagoas, major Valdenize Ferreira, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Exército, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar também esteve representada pelo subcomandante da corporação, coronel Luciano Silva, comandantes de batalhões, chefes e diretores.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..