Sistema Fiea e Sebrae-Al lançam programa Exporta Alagoas

09/12/2010 11:55 - Geral
Por Redação
Image

O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) - por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL) e do Centro Internacional de Negócios (CIN/AL) - e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram, nesta quinta-feira (9), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, o programa Exporta Alagoas. A ação é voltada para as empresas alagoanas dos ramos Têxtil e de Confecções.

A gerente do CIN/AL, Cristine Ramires, explica que a indústria de confecções sofre forte concorrência, notadamente dos chineses, e precisa adquirir conceitos e identidade diferenciados para enfrentar os desafios do mercado. “Se formos competir com os chineses, em termos de commodities, não teremos nem preço e nem quantidade para concorrer.

Precisamos desenvolver um diferencial e buscar nichos de mercado específicos e nos tornar mais competitivos tanto no âmbito nacional quanto no internacional”, afirmou Cristine, que coordenará o programa.


O presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest), Francisco Acioli, enfatizou a importância de os empresários se engajarem no programa. “Esta é uma oportunidade que não podemos desperdiçar”, afirmou.

Segundo ele, o setor tem avançado desde 2007, graças às parcerias com a Fiea, o Sebrae e o governo estadual (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).


Entre as perspectivas do segmento, Acioli anunciou que está prevista para fevereiro de 2011 a inauguração da primeira etapa do Polo de Confecções de Murici.

Além disso, a Prefeitura Murici já adquiriu um terreno para a instalação de dez novas empresas na região. Outra boa notícia para o setor foi a aquisição de 1.200 máquinas de costura pelo governo alagoano, que serão usadas pelas empresas filiadas ao Sindivest em regime de comodato.


No lançamento do Exporta Alagoas, o diretor-presidente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, deu mais uma garantia aos empresários da cadeia têxtil e de confecções que participarão do programa. “Podemos ajudar as empresas a buscar financiamentos e trabalhar apoios para que eles possam participar de feiras e eventos com o objetivo de vender os seus produtos”, disse.


Exporta Alagoas - O objetivo do programa, que tem duração de um ano, é preparar empresas, associações ou cooperativas ligadas ao setor para atuar no mercado internacional. Ao final deste período, cada participante terá um plano de exportação individualizado.

As etapas do projeto contemplam análise e seleção de empresas; análise de mercado; apresentação e seleção do mercado alvo; prospecção de mercado; desenvolvimento do projeto de comunicação visual; adequação dos produtos das empresas selecionadas (design); consultoria em estilismo; e plano de internacionalização.
-----

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..