OMS apresenta aparelho que acelera diagnóstico da tuberculose

09/12/2010 00:39 - Saúde
Por Redação

A OMS (Organização Mundial da Saúde) apresentou um aparelho de diagnóstico da tuberculose que dá resultados precisos em 100 minutos. Hoje, com os exames convencionais, o período para detecção da doença varia entre três e quatro meses.

Automático, o aparelho examina as moléculas de DNA para detectar a tuberculose e verificar se é resistente aos remédios convencionais. Os resultados são tão rápidos que permitem que os pacientes recebam tratamento imediato.

O novo método possibilita, ainda, uma economia nas técnicas e na infraestrutura de laboratório --bastante caras-- e é tão fácil de usar que não é necessário muito tempo de treinamento para que se aprenda a operá-lo.

Após testar a novidade na África do Sul, Uganda e Lesoto, a OMS calcula que triplicará os diagnósticos de tuberculose resistente a remédios convencionais e dobrará o número de diagnósticos de pacientes com tuberculose e HIV.

"A nova tecnologia está disponível para todos os países do mundo, tanto os ricos como os pobres, o que representa outro feito revolucionário", disse o médico Mario Raviglione, diretor do departamento "Stop TB" da OMS.

A partir de agora, o desafio do novo aparelho --fabricado pela empresa americana Cepheid e cujo desenvolvimento foi financiado por fundações como a de Bill e Melinda Gates-- é sua implantação, visto que o custo por unidade é de US$ 17 mil.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..