Fotógrafo David Glat media visita à exposição Pérolas Imperfeitas

09/12/2010 06:10 - Eventos
Por Redação
Image

O fotógrafo David Glat irá mediar uma visita à exposição “Perólas Imperfeitas”, no dia 14 de dezembro, terça-feira, às 15h, no museu da Arte Brasileira da Fundação Pierre Chalita, em Jaraguá. Na ocasião, o artista vai apresentar o seu processo de trabalho e a técnica utilizada para a composição das 16 fotografias que formam a mostra e retratam o patrimônio histórico e cultural de Salvador sob um visual distorcido. A entrada é gratuita.

A exposição itinerante, com curadoria de Justino Marinho, está em cartaz em Maceió desde o dia 04 de novembro e segue até 08 de janeiro. As fotos em grandes dimensões têm como proposta desconstruir a imagem convencional e institucionalizada das principais referências da capital baiana. Inspiradas no estilo barroco, as peças apresentam como características marcantes o movimento, opulência das formas, vitalidade, assimetria e o predomínio da curva, contracurva e retorcido.

A técnica fotográfica aplicada é definida por Glat como movimento dentro do movimento. Enquanto uma câmera rotativa analógica 360° gira em torno de seu próprio eixo, o fotógrafo executa algumas movimentações intermitentes, que provocam distorções, alongamentos, achatamentos, ondulações, sinuosidades à imagem.

Uma das características desse tipo de fotografia é a impossibilidade de visualização prévia dos efeitos obtidos durante o registro das imagens, por isso o fotógrafo teve que refazer o mesmo trabalho várias vezes, a partir da observação e análise de cada uma das tentativas anteriores.

“A visita mediada está aberta para todo o público que se interesse por fotografia e para aqueles que ficaram curiosos a respeito da técnica aplicada, que dispensa o uso do programa Photoshop. Irei apresentar o equipamento que utilizei, e vou demonstrar como deve ser usado para obter tais efeitos”, acrescenta o fotógrafo.

A exposição “Pérolas Imperfeitas” foi inaugurada em 2009 e já percorreu as cidades de Salvador, Fortaleza, São Paulo e Pernambuco. Além de Maceió, a mostra está montada em João Pessoa, e irá seguir para o Rio de Janeiro e Curitiba, Lisboa e Buenos Aires.

 

Serviço

Exposição “Pérolas Imperfeitas” de David Glat

Fundação Pierre Chalita – Museu de Arte Brasileira

Praça Manoel Duarte, 77 – Jaraguá

Visitação: 04 de novembro a 08 de janeiro de 2011.

Horário de visitação: de 2ª a 6 ª feira: 8h às 12h e 14h às 18h.

Aos sábados: de 8h às 12 h.

Entrada franca.

 

Atividade educativa: Visita Mediada com o fotógrafo

Fundação Pierre Chalita – Museu da Arte Brasileira

Data e horário: 14 de dezembro de 2010, terça-feira às 15h.

Entrada franca.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..