Economia brasileira avança 6,7% perante 3º trimestre de 2009

09/12/2010 08:14 - Economia
Por Redação

A economia brasileira apresentou crescimento de 6,7% no terceiro trimestre de 2010, no confronto com igual período do ano anterior. O valor adicionado a preços básicos subiu 5,9% e os impostos sobre produtos aumentaram 12,1%.

Dentre as atividades econômicas, o IBGE mostrou um incremento de 8,3% na Indústria entre julho e setembro, ante um ano antes, de 7% na Agropecuária e de 4,9% em Serviços.

Do lado da demanda, o consumo das famílias registrou elevação de 5,9%, a 28ª variação positiva consecutiva nesse tipo de confronto, e o do governo subiu 4,1%. A formação bruta de capital fixo apresentou acréscimo de 21,2%.

O levantamento trouxe ainda que as exportações registraram alta de 11,3% e as importações verificaram ampliação de 40,9%.

'A valorização cambial ajuda a explicar o maior crescimento relativo das importações; e os produtos da pauta de importação que mais contribuíram para esse resultado foram máquinas e equipamentos; siderurgia; têxteis; veículos; refino de petróleo e petroquímicos; plásticos; químicos; extrativa mineral; material elétrico; borracha; e equipamentos eletrônicos', explicou o IBGE em nota.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..