Chuvas levam a Colômbia a declarar estado de emergência

09/12/2010 09:53 - Brasil/Mundo
Por Redação

O governo colombiano anunciou nesta terça-feira (7) que vai declarar emergência econômica, social e ecológica e situação de desastre, o que permitirá ao governo tomar medidas extraordinárias para atender aos problemas gerados pelas fortes chuvas que deixaram 206 mortos e 119 desaparecidos no país.

“Tomaremos a decisão de declarar a situação de desastre, e, depois, vamos declarar emergência econômica, social e ecológica a que se refere o artigo 215 da Constituição, inicialmente por 30 dias, que pode se prorrogada apor té 90 dias”, disse o presidente Juan Manuel Santos.


“Para enfrentar situações de exceção devemos tomar também medidas de exceção”, acrescentou o presidente colombiano.

O estado de emergência é um mecanismo constitucional que permite ao presidente ordenar ações com força de lei para afrontar situações de calamidade pública.

Segundo balanço oficial divulgado nesta terça, as fortes chuvas deixaram 206 mortos, 119 desaparecidos, 246 feridos e cerca de 276.000 casas afetadas.

“Inicialmente trabalharemos a questão humanitária, mas trataremos de continuar salvando vidas e dando albergue e comida para as cerca de 330.000 famílias afetadas”, disse o presidente da Colômbia. “Logo chegaremos à fase de reparação de escolas, vias, redes elétricas e outras obras de infraestrutura”, emendou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..