Brasil tem 3 casos de novo vírus transmitido por mosquito da dengue

09/12/2010 00:13 - Saúde
Por Redação

O Brasil identificou pela primeira vez em seu território o vírus chikungunya. Presente principalmente na África e no Sudeste asiático, ele é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

A doença causada pelo chikungunya é caracterizada por febre e principalmente por fortes dores nas articulações que duram até seis meses. A letalidade, por outro lado, é próxima de zero.

Ao todo, foram identificados três casos, dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro, entre agosto e outubro. Os três pacientes contraíram o vírus no exterior, dois na Indonésia e uma mulher na Índia.

O coordenador do Programa de Combate à Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, afirmou que o vírus ainda não circula no Brasil, mas ele não descartou que isso aconteça.

O principal temor é que alguém que trouxe o vírus de outro país seja picado pela Aedes aegypti, o que pode causar uma transmissão do chikungunya em larga escala, tal qual acontece com a dengue.

O Ministério da Saúde deve começar a distribuir nas próximas semanas um guia de orientações sobre a doença a todas as unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a pasta, nos três casos identificados foi feita uma varredura especial para eliminar larvas do Aedes Aegypti nos locais em que eles frequentavam.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..