FMI adverte que G20 pode se transformar em "irrelevante"

08/12/2010 21:54 - Negócios
Por Redação

O diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, advertiu nesta quarta-feira que "existe um grave risco de que o G20 (Grupo dos 20, bloco de países ricos e emergentes) se transforme em uma instituição totalmente irrelevante".

Strauss-Kahn fez essas declarações ao se referir a que, após uma leve melhora econômica, se acentuasse a tentação dos líderes de se concentrar em seus problemas nacionais.

Em uma conferência na sede da ONU em Genebra, o diretor-gerente do FMI manifestou seu convencimento de que o euro continuará existindo dentro de cinco anos. "O euro não vai desaparecer, levou tempo construí-lo, mas é uma moeda única sem uma política econômica única".

Segundo ele, a crise segue na Europa, "mas também em outras partes do mundo". "O problema real é a situação de alguns países europeus".

Ao questionar-se sobre a legitimidade do G20, Strauss-Kahn apontou que o grupo exclui 167 países representantes de um terço da população mundial, argumento usado para defender o FMI, "que tem 187 membros".

"O modelo global de crescimento se mostrou desequilibrado e insustentável", assinalou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..