Classes A e B mantêm liderança no comércio online brasileiro

08/12/2010 18:48 - Economia
Por Redação

O consumidor brasileiro que realiza compras via internet pertence, em sua maioria, às classes A e B e gasta, em média, R$ 118 por mês, segundo pesquisa com internautas realizada pelo instituto Ibope Mídia.

De acordo com o levantamento, as classes A e B respondem por 61% das compras realizadas na web, seguidas pela classe C, com 35%, e D e E que, juntas, somam apenas 4%.

Entre os consumidores de lojas online, aqueles que têm entre 25 e 44 anos são maioria, equivalentes a 48% do total, sendo que a idade média dos compradores online é 33 anos.

O estudo apontou ainda que os homens realizam mais compras via internet em comparação às mulheres, respondendo por 54%, e que as pessoas solteiras também são mais propensas ao comércio eletrônico, com 49%.

As cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, juntas, correspondem a 37% do total dos compradores online do país.

Ainda conforme a pesquisa, cerca de 80% dos usuários acessam a rede para comparar preços, enquanto 25% buscam um carro novo e 18% realizam compras profissionais.

O levantamento, realizado com 2,5 mil pessoas, apontou também que, nos últimos seis meses, 66% das pessoas realizaram de uma a cinco compras online, sendo que 30% gastou, pelo menos, R$ 224.

Os livros ocuparam a lista dos produtos preferidos por esses consumidores, com 30%, seguidos por telefones e acessórios para celulares (20%), eletrodomésticos (18%) e itens de tecnologia como câmeras digitais e tocadores de MP3 (17%).

Entre os internautas consultados, nos próximo seis meses, 25% pretendem comprar câmeras digitais, 17% buscam celulares com câmera e tecnologia 3G e 15% planejam adquirir um iPhone.

O instituto realizou o estudo entre maio e junho deste ano nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal e Goiânia, além do interior paulista, das regiões sudeste, sul e nordeste.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..