As futuras mamães que participam do Grupo de Gestantes coordenado pela Secretaria do Trabalho e da Ação Social de Coruripe receberam kits de enxovais. Ao todo oito grupos de gestantes são atendidos em Coruripe, sendo nas localidades do Centro, Barreiras, Pontal, Poxim, Lagoa do Pau, Pindorama, Miaí de Cima e Miaí de Baixo.

De acordo com a coordenadora, Adélia Vasconcelos, os grupos de gestantes têm o objetivo de esclarecer dúvidas e oferecer suporte terapêutico para as mães, sejam elas de primeira viagem ou não. “Todas as atividades educativas são realizadas por nossa equipe. Temas como os cuidados com o pré-natal, amamentação, dentre outros”, disse.

O procedimento de cadastro é a partir do terceiro mês de gestação. O encontro acontece duas vezes por semana. Segunda-feira e quarta-feira, terça-feira e quinta-feira, das 14 às 16h. Entre os itens que compõem o enxoval, estão todos os aparatos para os primeiros dias do bebê, como banheira, pagão, sapatinho, manta, cobertor e outros indispensáveis.

Segundo a secretária Verônica Rocha, somente recebe o enxoval as gestantes que realizaram o acompanhamento periódico. “Além disso, o curso é um estímulo para que todas as mães façam o acompanhamento do pré-natal correto. Atendemos cerca de 100 gestantes por mês. As gestantes permanecem até o nono mês no grupo”, ressaltou.

Verônica Rocha adiantou que está prevista a inauguração de um novo grupo em Botafogo para atender as mamães. “Esse acompanhamento tem o intuito de buscar a família para esse momento único na vida da mulher”.

Gestante

A dona-de-casa Maria Cristina, de 30 anos, está na segunda gestação, com 6 meses. “Essa é segunda vez que participo do grupo de gestantes. Minha primeira gestação foi aos 23 anos, da Crislaine que tem 6 anos. É um momento único. Aprendo a bordar e já complemento a renda da minha família”,

A equipe conta com a instrutora Edneuza Ramos e a costureira Nilda Pantaleão, entre outros colaboradores.

Para as mamães mais vaidosas, Adélia Vasconcelos, dá uma dica. “É preciso lembrar que quanto mais tempo elas passam amamentando, o abdômen volta mais rápido. E ajuda no período do puerpério, nome dado à fase pós-parto, tempo que o útero volta ao normal”.

O incentivo vem da prefeitura de Coruripe por acreditar no futuro. “Temos que cuidar desde cedo do nosso futuro. As dicas ajudam as gestantes a seguirem a rotina para cuidar do bebê. Nossa administração busca políticas públicas que integrem todas as faixas etárias. Dessa forma vamos traçando o caminho correto”, destacou o prefeito Marx Beltrão.

Até o momento foram entregues 84 enxovais.