Depois de um ano e meio de espera, o Google deve apresentar nesta terça-feira (8) o sistema operacional Chrome OS, em uma tentativa de concorrer com o Windows, da Microsoft. O programa, que teve o projeto anunciado em julho do ano passado, foi desenvolvido para notebooks de baixo custo e computadores não tão robustos – a empresa já disse que projeta o sistema para que o PC ligue tão rápido quanto uma televisão, em menos de sete segundos.
De acordo com sites especializados como o Engadget, o Google deve apresentar uma edição limitada de computadores com o Chrome OS, com apenas 65 mil unidades, para "os melhores amigos do Google".
O Chrome OS tem aparência mais parecida com um navegador de web do que com um sistema operacional mais tradicional, como o Windows, o que se enquadra à ambição do Google de encaminhar os usuários à internet, onde poderão ver a publicidade que a empresa veicula.
O software de código aberto permite que empresas de tecnologia como a Acer desenvolvam versões próprias do sistema, utilizando um esqueleto fornecido pelo Google, atendendo suas necessidades próprias.
O sistema operacional Chrome terá como peça central um navegador para web, e todo o software, incluindo aplicativos sofisticados como os usados para edição de fotos e vídeos, será armazenado em servidores externos, a chamada computação em nuvem.









