e 1.689 voos domésticos agendados até as 16h desta segunda-feira (6) nos principais aeroportos do país, 438 atrasaram mais de meia hora (25,9%) e 106 foram cancelados (6,5%). Em relação aos voos internacionais, dos 113 previstos, 19 ( 16.8 %) partiram com atraso e 8 ( 7.1 %)foram cancelados. Os números fazem parte de balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Em relação às companhias aéreas, a Azul registrou o maior percentual de atrasos. Das 127 decolagens programadas da companhia, 56 atrasaram, o que equivale a 44,1%. A TAM registrou atraso em 28,5% de seus voos até as 16h desta segunda-feira. Das 565 partidas programadas, 161 (28,5%) atrasaram e 49 (8,7%) foram canceladas.

O mau tempo no Rio de Janeiro e em Minas Gerais contribuiu para os atrasos, segundo as duas companhias aéreas. Por meio de nota, a Azul informou que os atrasos "foram ocasionados devido ao remanejamento de sua malha por conta do fechamento do aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na noite de ontem [domingo, dia 5]".

A TAM informou que os atrasos são consequências do remanejamento da malha aérea. Em nota, a empresa afirma que os voos foram alternados por causa do fechamento dos aeroportos no Rio e em Minas Gerais, em decorrência das fortes chuvas do fim de semana. "Os passageiros estão sendo acomodados nos voos mais próximos operados pela própria companhia e também por companhias congêneres, de acordo com a disponibilidade de assentos", afirma o texto.

Outros terminais
No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, dos 138 voos programados até 16h, 41 (29,7%) registraram atraso e cinco (3,6%) foram cancelados. No Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, das 153 decolagens previstas, 45 (29,4%) estavam atrasadas e 21 (13,7%) foram canceladas.

No Rio de Janeiro, no Galeão, do total de 85 decolagens que deveriam ocorrer até as 16h, 34 (40%) registraram atraso e três (3,5%) foram canceladas. No Aeroporto Santos Dumont, dos 103 voos previstos, 44 partiram com atraso (42,7%) e 17 foram cancelados (16,5%).

No Aeroporto Tancredo Neves, em Belo Horizonte, dos 81 voos programados, 22 (27,2%) registraram atrasos e sete (8,6%) foram cancelados.

Em Brasília, dos 124 voos que deveriam sair até as 16h, 34 (27,4%) registraram atraso e sete foram cancelados (5,6%).

Em Porto Alegre, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, dos 66 voos programados, doze (18,2%) registraram atrasos e dois (3%) foram cancelados.