Funasa realiza Oficina de Educação e Saúde no Povoado Alto do Tamanduá- Alagoas

06/12/2010 14:20 - Interior
Por Redação

O Serviço de Saúde Ambiental - SESAM - da Fundação Nacional de Saúde em Alagoas, juntamente com a Seção de Educação em Saúde – SES realizou entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro a Oficina de Educação em Saúde e Mobilização Social no Quilombo do Povoado Alto do Tamanduá, município do Poço das Trincheiras, 225 quilômetros da capital alagoana. O objetivo da equipe da Funasa é acentuar a prevenção de doenças no município.
 

As atividades do primeiro dia começaram às 9h com a distribuição do material educativo para a comunidade. Em seguida os representantes da Funasa realizaram uma palestra sobre a Higiene Pessoal, Doméstica e Coletiva. A tarde houve a apresentação do vídeo do Dr. Dráuzio Varela sob a coordenação do educador Jaumo Maurício.
 

No segundo dia de atividades servidor Alberto Holanda explicou à comunidade sobre a história do Povoado Alto do Tamanduá, relatando o movimento negro no Brasil, mais precisamente, em Alagoas e como se formou as comunidades quilombolas em Alagoas.
 

O terceiro dia de atividades foi marcado pelas palestras do servidor Jalmo Maurício da Rocha Lima promovendo palestra sobre Dengue, e posteriormente sobre Saneamento Ambiental, compreendendo os conceitos sobre Lixo, Esgotamento Sanitário, Drenagem de Águas Pluviais e Água. Durante o período da manhã aconteceu ainda visitação aos módulos sanitários construídos em convênio celebrado entre a FUNASA/Al e a Prefeitura Municipal de Poço das Trincheiras com o servidor Alberto Holanda Costa, coordenando o conteúdo educativo com os beneficiários dos módulos sanitários.
 

Para encerrar as atividades da Oficina o professor de educação física, Gilvan da Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou entre os participantes dança aeróbica. A Funasa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Poço das Trincheiras através da Assessoria do Prefeito Gildo Rodrigues, da Secretária Municipal de Saúde, Sra. Adione Lyra; da Secretária Municipal de Educação, Sra. Luzinete Souza dos Santos, Naria Patricia Ferreira Freitas, Coordenadora do Núcleo de Promoção da Sáude, Jullyanny Vanderlei Lima França, Coordenadora da Atenção Básica, além do apoio da Diretora da Escola Municipal Muniz Falcão, Sra. Fabíola Kelly Lopes Soares Madeiro.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..