Ex-deputado José Gomes Talarico morre aos 95 anos no Rio

06/12/2010 15:19 - Brasil/Mundo
Por Redação

O ex-deputado e jornalista José Gomes Talarico morreu na manhã desta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Aos 95 anos, Talarico sofria de Alzheimer de acordo com a assessoria da Assembleia Legislativa do Rio, onde o corpo já está sendo velado.

O político foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e, de acordo com a documentação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), também participou da fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1938.

Talarico nasceu em São Paulo e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1941 para trabalhar no Ministério do Trabalho e participou da regulamentação da profissão de jornalista, além de ter ajudado a fundar o sindicato da categoria no estado.

Em 1945 participou da criação do PTB e do movimento Queremista, que defendia a continuidade do governo Getúlio Vargas e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte. No mesmo ano, foi preso por resistência contra a deposição do presidente pelos militares. Em 1950, com a vitória de Getúlio, voltou ao Ministério do Trabalho e chefiou o serviço de imprensa de 1951 a 1953.

Em 1954 foi eleito deputado federal pelo Distrito Federal e reeleito em 1958. Foi parlamentar atuante nos embates com os grupos políticos que defendiam Carlos Lacerda e um dos principais assessores sindicais de João Goulart nos anos que antecederam o golpe de 1964. Durante a ditadura, Talarico foi preso diversas vezes e na transição democrática colaborou com a criação do PDT.

Em 1982, foi eleito deputado estadual pelo Rio e em 1984 foi eleito para o Tribunal de Contas do Estado, por onde se aposentou, que segundo as documentações da FGV, foi em 1986. Em 1988, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Após se afastar da política, tornou-se membro da diretoria da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..