Está suspenso o embargo da obra de revitalização da orla de Penedo. A informação divulgada nesta sexta-feira pela unidade local do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) trouxe alívio para os lojistas que reclamam queda nas vendas por conta dos transtornos no centro comercial da cidade histórica, problema agravado desde 22 de outubro com a medida tomada pela superintendência estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A liberação para o término dos serviços em curso é resultado do acordo feito por representantes de órgãos federais – Iphan, Advocacia Geral da União (AGU) e Superintendência do Patrimônio da União (SPU) –, entidades representativas do comércio (Sindilojas, CDL e Associação Comercial), Ministério Público Estadual e prefeitura. A suspensão foi decidida ao final da reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 02, na sala de reuniões da prefeitura de Penedo. A produção de um documento que lista propostas para soluções definitivas quanto às irregularidades apontadas pelo Iphan permitiu a suspensão do embargo.

Com o retorno da continuidade dos serviços, os empresários avaliam que haverá o esperado aquecimento nas vendas, crescimento que tradicionalmente acontece às vésperas do período natalino e que ainda não atingiu os índices esperados pelos lojistas.