O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL), realiza, nesta sexta-feira (3), uma audiência pública a fim de debater a construção do Aeroporto Costa Dourada, no município de Maragogi.
Conforme a assessora do Meio Ambiente do DER, Sandra Márcia de Oliveira, o objetivo da audiência é tornar público o que será a obra de construção do aeroporto em Maragogi. “A audiência estará aberta a toda sociedade, todos estão convidados. No momento, ela terá oportunidade de opinar sobre a obra que vai, possivelmente, modificar o estilo de vida de todos”, explica.
Ainda segundo Sandra, a audiência pública é uma das etapas do licenciamento ambiental da obra de construção do aeroporto e sua realização trará benefícios para a população e para o Estado de Alagoas. “A sociedade poderá se posicionar sobre a obra e levantar reivindicações e o Governo terá um respaldo da sociedade sobre a construção”, destaca.
A audiência pública acontece às 10h, no Hotel Praia Dourada, situado na AL-101 Norte, Km 130. Além de uma comissão do DER, o encontro terá a presença de representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), prefeitos dos municípios alagoanos de Maragogi, Porto Calvo e Japaratinga e das cidades pernambucanas de São José da Coroa Grande, Tamandaré e Barreiros.
A obra - O DER é o responsável pela obra de construção do Aeroporto Costa Dourada. A gerente de Projetos do DER, Ana Maria Nascimento, explica que, atualmente, o órgão desenvolve ações para a adequação do projeto para as novas normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A construção do aeroporto está estimada em R$ 50 milhões, com recursos provenientes do Ministério do Turismo e contrapartida do Governo de Alagoas.




