Chris Hughes, um dos fundadores do Facebook e o principal organizador digital para a campanha presidencial de Barack Obama, sabe uma coisa ou duas sobre a construção de comunidades on-line.

Agora ele está usando sua perícia em um novo empreendimento chamado Jumo, cujo objetivo é conectar as pessoas com organizações sem fins lucrativos e organizações de caridade.

O site, que está sendo lançado nesta terça-feira (3), visa "fazer o que Yelp fez para restaurantes," disse Hughes. Ou seja, indexar instituições de caridade "para ajudar as pessoas a encontrá-las e avaliá-las.", resume.

Instituições de caridade individuais, projetos como a construção de uma escola rural na África e questões gerais como direitos dos homossexuais, todos eles terão páginas dedicadas no Jumo.

Artigos de notícias relevantes, posts no Twitter e vídeos do YouTube serão adicionados às páginas, e os usuários poderão adicionar seus próprios comentários e observações. Eles também poderão encontrar seus amigos do Facebook e seguir seus projetos aprovados e os problemas, no site.

A ideia é levar os princípios que ajudaram Hughes organizar uma rede de voluntários em uma força política de sucesso e aplicá-los a um universo muito mais amplo de causas e questões.
Ele não é o primeiro empresário a se aventurar por esse território. "Causes" (causas), um aplicativo do Facebook, e o site "Global Giving" estão entre as muitas maneiras existentes para encontrar e apoiar instituições de caridade on-line.

Mas Hughes disse que o Jumo não seria só para a solicitar doações. Em vez disso, o site irá tentar aprofundar os laços entre seus usuários e suas causas favoritas.