O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP) se isentou da “culpa” sobre a fraude do processo de licitação do lixo da capital alagoana. Em seu programa de rádio, apresentado todas as manhãs, Almeida alegou que todos os processos de licitação, seja ele no estado ou nos municípios, passam por diversas pessoas até chegar ao seu gabinete.

“Estou com todas as portas da minha administração abertas para que o Ministério Público possa encontrar o culpado, e, esse sim vai ter que pagar pelo seu erro”, afirmou Almeida.

A Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, ofertada pelo Ministério Público Estadual (MPE), cita o prefeito, Cícero Almeida, um ex e o atual superintendente de Limpeza Urbana, Ernande Baracho e os sócios das empresas Viva Ambiental, Construtora Marquise, EBR Consultoria e Limpel.

De acordo com a investigação do MPE os envolvidos são acusados de desviar mais R$ 200 milhões, intitulado pelo promotor da Fazenda Pública Marcos Rômulo, como “esquema do lixo”.

“Não posso deixar que qualquer bombardeio destrua tudo que construí durante esses anos do meu mandado”, destacou Almeida.

Entre os seus elogios, destinados à Justiça, e as farpas e duras críticas feitas aos donos de jornais que pertencem a poderosos grupos políticos, Almeida disse que em momento nenhum, antes de ter sua foto estampada nas capas, não foi procurado para se defender.

“Eles se uniram e enviaram um torpedo contra mim, nem sequer me ouviram, são os donos da imprensa e acham que são os donos do Estado, mas os verdadeiros donos de Alagoas é a população” explicou.

O autor da denúncia, o vereador Marcos Alves, também não foi poupado. “Alves envergonha a classe política e não merece crédito. Todos sabem as coisas erradas na qual este moço é metido, o que ele diz não merece crédito” alfinetou Almeida.

Depois o prefeito classificou esta ação como uma resposta ao apoio que ele deu ao governador Teotônio Vilela durante as eleições, explicando que achou muito estranho que um fato ocorrido em 2006 só agora tenha ido à tona.

“Não é segredo que eu ia sofrer represálias por conta do apoio político que dei ao governador Teotônio Vilela, fui ameaçado, avisado, mas meus eleitores e a população de Maceió sabem que eu não poderia ficar com as força do atraso” disse ele.

O prefeito ainda disparou indiretamente contra o candidato ao governo derrotado este ano, Ronaldo Lessa, que provavelmente será candidato ao cargo de Almeida daqui a dois anos. “Eles estão fazendo isto de olho em 2012, mas eu jamais poderia apoiar quem tem problemas na Justiça” finalizou Almeida.

Veja também : WikiLeaks-Muita gente do governo brasileiro sairá chamuscada