De acordo com José Ricardo Roriz, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o consumo interno de produtos plásticos deve bater recorde neste ano, alcançando 5,7 milhões de toneladas. "Vamos vender mais até o final do ano. A demanda está muito boa", diz ele. Segundo José Ricardo, as vendas do setor devem crescer 10% em relação a 2009. Entre janeiro e julho, as indústrias de artefatos plásticos contrataram mais de 19 mil trabalhadores.
A cadeia produtiva do plástico é integrada por cerca de 12 mil empresas no País, sendo que 86% delas são micro e pequenas. Em termos de emprego, gera diretamente trabalho e renda para 343 mil pessoas. O petróleo é a matéria-prima do setor.
"Normalmente final de ano e verão são períodos em que aumenta a utilização de produtos plásticos", explica presidente da Abiplast. Os principais são garrafas para bebidas, embalagens para cosméticos e alimentos, tampas, brinquedos e componentes para eletroeletrônicos. A indústria automobilística, que utiliza cada vez mais componentes de plástico nos veículos, também gera impacto positivo no setor.
Sobre a Abiplast: mais de 40 anos a serviço das indústrias do setor
A Abiplast, como representante de um setor que congrega 11.200 empresas e gera mais de 315 mil empregos diretos, tem consciência da importância da sua atuação para que a indústria do plástico alcance novos patamares de produção. Por isso, tem exercido ativa participação junto aos órgãos governamentais, de modo a reivindicar medidas que atendam às necessidades dos empresários que lidera.
Sem perder o foco no seu papel de incentivador do uso do plástico, a Abiplast cumpre ainda a missão de fomentar ações voltadas para o comércio exterior e o aperfeiçoamento tecnológico das indústrias do setor. Possui também uma grande preocupação com a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente, razão pela qual participa com outras entidades de programas voltados à gestão de resíduos sólidos e à reciclagem.
Por fim, a Abiplast orienta e dá apoio nas áreas jurídica, tributária, trabalhista e comercial, além de manter um experiente grupo de técnicos que se encarrega de levantar dados estatísticos aos associados.




