O presidente da Cooperativa de Crédito dos Plantadores de Cana (Coplan), Fernando Rossiter, informou que os fornecedores de cana de Alagoas já estão recebendo os recursos da subvenção da cana-de-açúcar 2009/2010. A compensação financeira está sendo paga pelo governo federal ao universo de sete mil produtores rurais de Alagoas.
De acordo com o presidente da Coplan, a parceria com a Conab e a Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas (Asplana) deu excelentes resultados. Ele lembra que o cadastro dos fornecedores está sendo realizado pela Asplana, que repassa a documentação para análise da Conab.
“Iniciamos os pagamentos aos fornecedores de cana-de-açúcar de Alagoas. O dinheiro está sendo depositado nas contas dos fornecedores já cadastrados e quem não informar o domicilio bancário ou não tiver conta corrente a coplan está criando uma conta através da cooperativa”, explicou.
A medida foi para evitar que o recurso retorne aos cofres do tesouro como aconteceu nas ultimas safras, onde alguns fornecedores não informaram as contas bancárias. “O governo federal, por intermédio da subvenção, destinou aos fornecedores de cana de Alagoas R$ 40 milhões. Com a mudança, tenho a certeza que todos irão receber”, acrescentou Rossiter.
A regulamentação da subvenção econômica foi realizada em setembro passado com o pagamento de R$ 5 por tonelada de cana. O beneficio é válido apenas para quem produziu até 10 mil toneladas na safra 2009/2010. O prazo para dar entrada na documentação será encerrado no dia 30 de dezembro com as copias do RG, CPF, comprovante de residência e nota fiscal de moagem da usina.




