Tablets baseados no sistema operacional Android, do Google, deverão tomar parte do mercado do iPad, da Apple, em 2011. De acordo com levantamento da empresa de pesquisa IMS divulgado nesta quarta-feira, os dispositivos com Android deverão abocanhar 15,2% do setor. Em 2015, a estimativa é que a participação saltará para 28,4%.

Segundo relatório, mais de 15 fabricantes devem comercializar tablets com base no Android até meados do ano que vem, incluindo Samsung, Acer, Cisco Systems e Dell. Só a Samsung informou que planeja vender 1 milhão de unidades do seu tablet, o Galaxy Tab, neste ano.

"A disponibilidade do Galaxy por meio de operadoras móveis como a americana AT&T rapidamente impulsionará a presença do Android no mercado de tablets", afirmou Anna Hunt, analista da IMS e responsável pelo estudo.

A empresa de pesquisas iSuppli prevê que as vendas do dispositivos atinjam 15,6 milhões de unidades neste ano, sendo 13,8 milhões relativas a iPads. No ano que vem, a comercialização do produto pode alcançar 57,3 milhões, 43,7 milhões dos quais por conta do tablet da Apple.