O Grupo de Gestores Financeiros dos Estados - GEFIN realizou a abertura oficial de mais uma reunião na manhã desta quinta-feira (18/11), no auditório do Hotel San Marino na Ponta Verde. O GEFIN é o órgão de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, que congrega os secretários de fazenda dos estados. Criado em 2004, o GEFIN tem por finalidade discutir assuntos relativos às políticas financeiras e promover uma maior integração entre os gestores de cada Estado e a União.
A abertura do evento contou com a presença do Secretário da Fazenda de Alagoas Maurício Toledo, do Superintendente do Tesouro Estadual Marcello Lourenço, além da presidente do GEFIN Célia Maria Silva Carvalho, da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais. Dos 27 representantes estaduais, mais de 20 estão em Maceió. O evento ocorre a cada três meses, havendo revezamento entre os Estados que recebem as reuniões. O cantor Alagoano Eliezer Setton participou da abertura do evento e entoou o hino nacional brasileiro e o hino alagoano.
Segundo a presidente do GEFIN Célia Carvalho, esta reunião de Alagoas irá discutir a questão da dívida pública dos Estados. Alguns governadores, entre eles o de Alagoas, propõem reverter o pagamento da dívida em investimentos nas áreas sociais, especialmente nos Estados mais pobres. “Nós achamos muito bem vinda essa idéia, inclusive estamos discutindo alternativas como reduzir ou mudar o indexador, e esse percentual a menor que pagássemos seria investido em políticas sociais. Não só Alagoas, mas outros Estados têm dificuldades de ofertar políticas sociais para a população e essa questão precisa ser levada adiante”, afirma a presidente.
Nesta sexta-feira, dia de encerramento do evento, haverá uma apresentação do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que irá colaborar com os Estados no sentido da adaptação das normais contábeis às normas internacionais. O GEFIN pleiteia um convênio com o BID e a presença do banco internacional nesta reunião de Alagoas pretende acertar os detalhes técnicos os quais os Estados precisam cumprir, visando a concretização deste convênio.
Para o Superintendente do Tesouro Marcelo Lourenço, esta reunião é muito significativa para Alagoas, pois traz os principais gestores de finanças dos Estados para tratar de questões importantes para as finanças públicas. “Nós temos feito nosso papel ao conseguir reestruturar a área do tesouro. Hoje temos um fluxo de caixa ajustado, um controle das despesas e um acompanhamento das receitas. Hoje nós só liberamos para gasto aquilo que temos de receita. Esse é um trabalho árduo, mas que temos conseguido fazer”, afirma Marcelo.
Marcos Gomes Rangel, Gerente da Dívida Pública de Alagoas, um dos responsáveis pela organização do evento, diz que é um privilégio receber alguns dos melhores profissionais da área de finanças e contabilidade pública que existe em nosso país. “O pessoal gosta muito de Maceió e temos recebido muitos elogios em relação a nossa cidade. Esperamos que todos se sintam bem, que a reunião produza bons resultados para todos os estados e que possamos receber, em breve, novamente o GEFIN aqui em Maceió”, concluiu Marcos Rangel.




