Consciência Negra: assessoria de Lula descarta vinda do presidente a Alagoas

Redação|

Quem esperava que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva viesse a Alagoas antes do término do seu mandato pode se decepcionar. Apesar da expectativa da Fundação Palmares, que aguardava a presença do Presidente no próximo dia 20 na cidade de União dos Palmares, Lula não participará das comemorações do Dia da Consciência Negra em Alagoas.

A informação foi confirmada pela assessoria da presidência à reportagem do CadaMinuto. Porém a Fundação Palmares ainda espera até quinta-feira, 18, a confirmação da vinda do Presidente a Alagoas.

O Presidente viria para participar de atividades que acontecem durante toda a semana, além de inaugurar uma escola no município, construída em tempo recorde como símbolo da reconstrução nas cidades alagoanas atingidas pelas enchentes.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (um dos maiores do país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O data é celebrada desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados