Um teste feito em laboratório durante a Copa do Mundo de 2010 mostra que espectadores se sentem confortáveis ao ver TV 3D e até consideram mais divertido que assistir à programação de esportes nesse formato do que em alta definição. A pesquisa foi feita pela ESPN Research + Analytics em parceria com a Universidade de Murdoch, da Austrália, em um laboratório nos EUA.
A pesquisa usou um projeto experimental que usou analisadores de percepção e de movimento dos olhos, entre outros itens técnicos (700 no total), usando TVs 3D de cinco fabricantes distintos. Foram avaliados efeitos relacionados a diversão, fadiga e a experiência com o novo dos espectadores.
Um dos resultados mostrou um melhor desempenho dos anúncios em 3D em comparação aos 2D, com maior lembrança de marca (68% em 2D para 83% em 3D) e intenção de compra (49% em 2D para 83% em 3D). Os espectadores tiveram "um maior nível de diversão, engajamento com a transmissão e um forte sentido de presença com as transmissões 3D", de acordo com a pesquisa. Entre os pesquisados, 70% disseram ter mais diversão em 3D, contra 65% em 2D.
Outra percepção curiosa foi que, para quem assiste, não existem grandes diferenças entre óculos com tecnologia ativa ou passiva: os óculos passivos, entretanto, foram citados como mais confortáveis e causadores de menos distrações.









