As construtoras ultrapassaram as usinas e empresas açucareiras no ranking dos maiores doadores para campanhas de candidatos aos cargos de senador, deputado federal e estadual em Alagoas. É o que revela o estudo feito pelo Cadaminuto, tendo como base a declaração de renda dos candidatos, apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

As empresas de construção doaram mais de 1,5 milhão de reais a diversos candidatos. Só a Mendes Junior, a Camargo Correia e a Constran doaram juntas mais de 1 milhão.

A Constran escolheu o candidato Benedito de Lira, doando R$ 400 mil, a Camargo e Correa resolveu apostar seu dinheiro na candidatura de Rui Palmeira, com a doação de R$ 400 mil, já a Mendes Junior dividiu seus investimentos entre os candidatos Flavia Cavalcante com R$ 25 mil, Luiz Dantas e Célia Rocha com R$ 100 mil cada um.

Mesmo um pouco atrás, as usinas também doaram uma boa quantia aos candidatos. A Santo Antonio doou R$ 200 mil para Flavia Cavalcante , a Coruripe deixou R$ 125 mil para Benedito de Lira e R$ 25 mil para Judson Cabral.

A Socôco por sua vez dividiu bem sua renda, deu R$ 100 mil para Benedito de Lira, a mesma quantia para Alexandre Toledo, R$ 70 mil para Rui Palmeira e R$15 mil para Dudu Holanda e Givaldo Carimbão. As empresas de telecomunicação Telesil, com R$ 300 mil para Givaldo Carimbão e a Telmonth com R$ 400 mil divididos entre Renan Filho e Olavo Calheiros também foram bem caridosos.

Outro ramo que se destacou na área de doações foi o de revendedoras de carros. A Boa Terra deixou R$ 116.000,00 com Antonio Albuquerque, que também levou R$ 100 mil da Auto Vanessa, a Blumare deixou R$ 150.000 com Flavia Cavalcante e a Nagoya R$ 50 mil com Mauricio Quintella. A Cycosa e a Setana Motors também fizeram doações menores.

A candidata Célia Rocha também merece destaque. Ela recebeu R$ 150 mil do Supermercado 15 envolvido em uma Operação recente da PF, a arapiraquense também levou R$ 45 mil da Unimed Arapiraca.