A Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro 2010) foi finalizada oficialmente na última terça-feira, feriado de Finados, com a realização do Leilão Nelocampo e a entrega de prêmios, no tattersal de elite Ulisses Cansanção, no Parque da Pecuária, em Maceió.

O evento teve em sua programação leilões, shopping e julgamento de animais, palestras, cursos, exposições, atrações musicais, além da praça de alimentação e dos estandes de máquinas e equipamentos. Mais de 100 mil pessoas visitaram o local durante o período de 22 a 31 de outubro, enquanto a Pecuária ficou aberta para visitação.

De acordo com Domício Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), o número total de visitantes era esperado pela organização do evento, apesar do período eleitoral. “No geral, o saldo de pessoas foi bastante positivo. Estamos finalizando os números, mas estimamos um valor total de 12 milhões de reais de faturamento na feira, incluindo comercialização de animais, movimentação de shows, praça de alimentação, vendas de máquinas e veículos e operações financeiras realizadas pelos bancos do Brasil e do Nordeste”, declarou.

Considerando somente os leilões, os números chegam a 7 milhões de reais. “Todos os arremates tiveram um aumento em relação ao ano passado, inclusive alguns leilões apresentaram um faturamento de mais de 100% tomando como referência o ano de 2009”, destacou o diretor da Agreste Leilões, Rodrigo Loureiro. Segundo ele, os leilões de maior faturamento foram os dos Irmãos Barros Correia, que juntos registraram a entrada de 3,15 milhões, e o Nelore Positivo, que faturou mais de 600 mil reais.

Destaques

A Corrida de Mulas foi um dos grandes sucessos da Expoagro, registrando a participação de 12 animais de propriedade de vários criadores do Estado. Os interessados realizaram suas apostas e, ao final, o dinheiro foi rateado e as mulas mais velozes foram premiadas. O Shopping ACA Mangalarga Marchador também surpreendeu os organizadores. Este ano, as vendas ultrapassaram os 500 mil reais e foram negociados 53 cavalos da raça por um preço médio de 9 mil.

O Seminário para Produtores de Leite (Proleite) foi uma das novidades da exposição. Junto com ele, veio o concurso de produtos lácteos, que esse ano bateu recorde de participação. Foram 27 empresas que inscreveram 146 produtos, de onde saiu como grande vencedor o Laticínio Timbaúba.

A Expoagro foi realizada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e da Organização Arnon de Mello (OAM).