Em uma lambança histórica da arbitragem e do goleiro Gomes, o Manchester United venceu neste sábado o Tottenham por 2 a 0 em Old Trafford pela décima rodada do Campeonato Inglês. No lance do segundo gol do time da casa, Nani invadiu a área e simulou pênalti, caindo com a mão sobre a bola. Gomes reclamou com o português e colocou a bola no chão para bater a falta - apontada pelo auxiliar, mas não pelo árbitro. O camisa 17, malandro, chegou perto da bola, olhou para o árbitro, viu que não havia marcação, e empurrou para o gol vazio.

Após o lance, o juiz foi conversar com o auxiliar e confirmou o gol. Gomes e os demais jogadores do Tottenham reclamaram muito. O jogo marcou a 68ª partida dos Spurs sem vencer um dos quatro grandes do futebol inglês como visitante. A última vez que a equipe venceu Manchester United, Arsenal, Chelsea, ou Liverpool foi em 1993.

Único invicto da Premier League, o Manchester United segue empatado em pontos com o Arsenal, atrás no saldo de gol, agora na terceira colocação, ultrapassando exatamente o seu rival local Manchester City, que abriu a rodada perdendo para o Wolves fora de casa por 2 a 1. O líder segue sendo o Chelsea, que mantém os cinco pontos de vantagem sobre segundo e terceiro colocados.

O Tottenham, que briga por nova classificação à Liga dos Campeões, é o quinto colocado, com 15 pontos, agora cinco atrás do rival deste sábado. Os dois times voltam a jogar na terça, pela Liga dos Campeões. Os Spurs recebem a Inter de Milão, enquanto o United vai à Turquia pegar o Bursaspor.

Apesar da boa partida feita pelos visitantes, o resultado confirmou a incapacidade do Tottenham de vencer rivais mais tradicionais. Contra o Manchester o jejum em qualquer competição já dura 26 partidas. A última vitória em Old Trafford foi em 1989.

O jogo deste sábado foi muito bom. Logo com 2min, o Manchester já carimbava a trave do goleiro Gomes, em chute perigoso de Park. O Tottenham não deixou por menos e Van der Vaart também acertou o poste do agora quarentão Van der Sar – o goleiro completou 40 anos na sexta-feira.

Para abrir o placar, o time da casa recorreu à sua forma mais tradicional de marcar gols: com assistências de Nani. Em cobrança de falta, o português colocou a bola na cabeça de Vidic, que fez 1 a 0. Foi o oitavo passe para gol do camisa 17 na temporada.

A vantagem do United no placar deixou a partida ainda mais movimentada. O Tottenham queria aproveitar o seu bom momento para finalmente romper com o tabu, criou boas chances, principalmente com Gareth Bale pela direita, mas acabou prejudicado pelo gol de Nani aos 39min. No final, o português ainda acertou lindo chute na trave.