Encontrar instituições financeiras que oferecem empréstimos consignados, com desconto na folha de pagamento, ficou cada vez mais fácil em Maceió. A linha de crédito é vista como a possibilidade de realizar sonhos de consumo e para ser concedida, nem sempre a consulta ao Serviço de proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa é necessária. A facilidade também já trouxe muita dor de cabeça para pessoas que tiveram os documentos roubados e foram vítimas de golpes, tendo que pagar por um dinheiro que não foi solicitado.
Aposentados e funcionários públicos são potenciais clientes, mas o crédito acessível pode esconder desvantagens, como as altas taxas de juros. A parcela de pagamento não pode ultrapassar 30% do rendimento líquido do trabalhador, mas muitas financeiras renegociam empréstimos anteriores, inclusive de outras operadoras, concedendo uma nova linha de crédito.
Em Alagoas o governo ampliou o prazo máximo para desconto na folha de pagamento, que era de 36 e passou a ser de 60 meses. A mudança garante ao servidor valores mais baixos das parcelas a serem pagas mensalmente, possibilitando ainda, que os juros cobrados nas consignações sejam reduzidos. Nesses termos, 21 instituições financeiras estão aptas para conceder o empréstimo consignado.
Segundo Luiz Antônio Cabral, professor de economia da Universidade Federal de Alagoas, o aumento da instalação dessas financeiras, inclusive em Maceió, se deu por conta da estabilidade na economia do país. No entanto, ele alerta para os cuidados que os consumidores devem ter na hora de optarem pelo empréstimo consignado, para que o pagamento do crédito não exceda o orçamento.
“A instalação dessas empresas vem acontecendo de forma rápida em todo país, por isso quem for adquirir um empréstimo deve ficar atento e buscar referências, procurando instituições idôneas e ainda, que tenham autorização do Banco Central para funcionar. A consulta ao SPC e Serasa geralmente não é feita no empréstimo oferecido a funcionários públicos e aposentados, porque há a garantia do pagamento em folha”, destacou.
Ele lembrou que é preciso fazer uma análise para ver se é possível arcar com o pagamento das parcelas, principalmente quando há mais empréstimos, destacando que no caso de outro tipo de linha de crédito os bancos oferecem pequenas vantagens que enganam, cabendo ao consumidor ter cuidado.
“É uma faca de dois gumes, porque as taxas do empréstimo consignado muitas vezes são altas ou estão acima da inflação, se comparadas ao empréstimo pessoal, oferecido pelos bancos, no qual ao invés do desconto em folha o pagamento é feito direto no Caixa”, ressaltou.
Facilidade
O aposentado Inácio Barbosa contou que mais uma vez optou pelo empréstimo consignado, só que para comprar um automóvel. Ele renegociou uma dívida anterior e adquiriu o crédito, que vai ser pago em 5 anos. “Eu já tinha outro empréstimo, mas nunca prestei atenção nos juros. Não acho vantajoso, mas foi a única forma que encontrei para realizar esse sonho”, afirmou.





