Pela primeira vez na história da Expoagro o maior evento do setor agropecuário alagoano contou com a abertura do Seminário para Produtores de Leite e Derivados (Proleite). Na sua 13ª edição, a programação do seminário também traz o 6º Concurso de Produtos Lácteos como um dos seus principais atrativos.

O seminário, que será realizado numa estrutura de eventos montada dentro do Parque José da Silva Nogueira, localizado no bairro do Trapiche da Barra, tem como público alvo produtores de leite do Estado, além de técnicos, empresas do setor e estudantes.

A solenidade de abertura contou com a presença da secretária de Estado da Agricultura, Inês Pacheco, e do superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Batista Melo, além do primeiro secretário da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Alberto Cabús, e da secretária do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sandra Lira.

Com mais de uma década de existência, o Seminário para Produtos de Leite e Derivados tem o objetivo de proporcionar novos conhecimentos aos seus participantes, atendendo a demanda tecnológica, fortalecendo produtos, projetos e convênios, além de formar novas parcerias no setor. Durante os três dias de atividades, serão realizadas palestras e minicursos que serão ministrados por consultores e especialistas de todo o País.

“Muitas tem sido as ações que promovem e destacam o setor e o seminário é uma delas. É a oportunidade de se reunir especialistas que farão palestras que tem o objetivo de engrandecer a cadeia produtiva do leite em Alagoas”, acrescentou Alberto Cabús, da Fiea.

Segundo ele, o setor leiteiro do Estado é formado por 2.500 imóveis rurais ativos, onde mais de 80% deles é composta por pequenos produtores. A Bacia Leiteira do Estado ainda produz 600 mil litros de leite por dia.

“O seminário é um espaço para se discutir oportunidades de negócios e fortalecer o setor leiteiro do Estado, tornando-o rentável e produtivo. Afinal, são gerados neste ramo de atividade mais de 100 mil empregos diretos e indiretos”, ressaltou a diretora técnica do Sebrae, Renata Fonseca.

De acordo com ela, a Bacia Leiteira alagoana há mais de oito décadas tem sido um setor de destaque na economia. “Na década de 90, Alagoas era o maior produtor de leite do Nordeste. Hoje, ocupamos a segunda posição e ainda somos o sétimo do País”, reforçou.

O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, salientou a importância do seminário que, este ano, faz parte da programação interna da Expoagro 2010. “O seminário veio para dentro do maior evento do setor agropecuário de Alagoas. Trazemos uma agenda diversificada onde questões importantes serão discutidas, além de políticas públicas desenvolvidas pelo governo e que são destinadas ao setor”, frisou.

O presidente do Sindileite, Andre Ramalho, também destacou a importância do seminário na qualificação de produtores e técnicos e no fortalecimento da cadeia do leite em Alagoas. “Vivemos num momento econômico onde precisamos produzir com alta eficiência e qualidade. O mercado está cada vez mais competitivo e exigente. A oportunidade se obter novos conhecimentos e aplicação de investimentos são cada vez mais necessários”, frisou ele, acrescentando que mais de R$ 2 milhões já foram destinados, através de projetos, à cadeia produtiva do leite em Alagoas.

Durante o discurso de abertura da solenidade, a secretária da Agricultura, Inês Pacheco, destacou a importância da bovinocultura do leite para Alagoas. “Sabemos da capacidade da bovinocultura do leite que está presente em todo o Estado. É uma atividade que envolve produtores que fazem do segmento um dos mais importantes do Estado e gera emprego no campo e nas cidades”, finalizou a secretária Inês Pacheco.

O Proleite é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Alagoas (Senai/AL) que conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o apoio do Sindicato Rural dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindileite), Sindicato das Indústrias e Laticínios do Estado de Alagoas (SileAL), Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).