Empresas que incentivam a participação dos funcionários em atividades culturais, como o Festival SESI Música, cuja fase nacional será realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) de 2 a 5 de novembro próximo, em Belo Horizonte, melhoram o clima no trabalho e aumentam a produtividade. A comprovação é de funcionários da Cervejaria Schincariol.
A unidade da cervejaria instalada no município de Igrejinha, no Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul, obteve o primeiro lugar na fase estadual do Festival SESI Música, o que rendeu motivação aos funcionários. “Houve uma mobilização, uma vibração interna. A empresa ganhou visibilidade com a repercussão”, depõe o gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Schincariol, Hilário Werner.
O festival é uma ação nacional do SESI que incentiva a produção musical entre os trabalhadores para estimular atividades culturais nas empresas e, dessa forma, melhorar o clima de trabalho e, em conseqüência, a produtividade. Premiam-se duas categorias – música inédita e interpretação. Depois das fases estaduais, participam das finais representantes de empresas finalistas nas 27 etapas anteriores.
A cervejaria Schincariol é uma das finalistas gaúchas na fase nacional do Festival, na categoria melhor interpretação. Terá como representante o operador de produção Sérgio Schneider, 28 anos, que vai representar os 340 funcionários da fábrica de Igrejinha. “Os colegas vêm sempre conversar, dão os parabéns, cumprimentam e incentivam a continuar a cantar”, relata Sérgio Schneider, que vai interpretar a música Evidências, de Chitãozinho e Chororó.
Na opinião da assistente social da Schincariol Marissane Damasceno, “participar do festival deu maior integração entre os nossos colegas”. Segundo ela, “o pessoal ficou bastante entusiasmado quando recebeu a notícia do reconhecimento do Sérgio”. De acordo com Hilário Werner, a seleção da fábrica de Igrejinha “serve de motivação também para os funcionários das outras 14 unidades da Schincariol no país”.
A unidade da cervejaria em Igrejinha responde por 10% da produção nacional do grupo, com 4 bilhões de litros de bebidas por ano, entre cerveja, chope, refrigerantes e sucos.




