A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) vem trabalhando nos últimos anos na formatação de novos roteiros, valorizando a história, as belezas e as riquezas existentes de Norte a Sul de Alagoas.

Os segmentos mais trabalhados são o de Aventura, Etnia, Civilização do Açúcar e Histórico-cultural, além dos já desenvolvidos, como Lua de Mel, Melhor Idade, Eventos e Negócios e Sol e Praia.

Nesses últimos anos, foram lançados pela Setur-AL e parceiros novos roteiros em diferentes segmentos, como o histórico/cultural e o ecoturismo e turismo de aventura, em parceria com empresários do setor e os Arranjos Produtivos Locais (APL).

A rota Caminhos do Imperador, que completou 1 ano em outubro de 2010, é exemplo desse trabalho. A rota foi idealizada pelo APL de Turismo Caminhos do São Francisco, Sebrae-AL, Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan-AL), Secretaria de Estado da Cultura (Secult-AL), Setur-AL, prefeituras municipais e empresas de receptivo responsáveis pela elaboração do citado projeto – Aeroturismo, Angico Tour e Opara Turismo.

Para Jairo Oliveira, um dos idealizadores da rota Caminhos do Imperador, o produto tem seu apelo histórico associado a uma identidade ribeirinha, e isso é motivo de muito orgulho para os idealizadores do produto.

“Quando pensamos em projetos para a diversificação do turismo, geralmente eles são mirabolantes, contudo, mostramos que é possível trabalhar uma história, um povo, um rio e as mais variadas expressões culturais em um só projeto, sem precisar trazer profissionais internacionais para formatação do mesmo, por isso, nos orgulhamos na qualidade de criadores do Caminhos do Imperador. Somos antes de tudo ribeirinhos e apaixonados pelo nosso Velho Chico”, ressalta Jairo.

“A formatação de novos roteiros e produtos é uma das atividades da Setur e parceiros. A consolidação rota Caminhos do Imperador foi uma conquista para o destino, principalmente para a região do São Francisco, e bons frutos virão com o trabalho focado de aperfeiçoamento e divulgação”, afirma Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo de Alagoas.

Parcerias – A Setur também trabalha em parceria com o Ministério do Turismo em várias atividades. Uma delas é o programa de regionalização do turismo, que promove ações nas regiões turísticas. O Estado tem dois municípios entre os 65 destinos indutores do Brasil eleitos pelo MTur: Maceió e Maragogi – e ganhou mais dois na quinta-feira, 21: Piranhas e Marechal Deodoro. Eles recebem consultorias e seminários do governo federal, além de serem avaliados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).