Alagoas é o primeiro Estado brasileiro a receber as informações da Portaria nº 754 do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), publicada nesta quarta-feira (21). O ato estabelece ações, normas, critérios e procedimentos para o apoio à gestão e execução descentralizadas do Programa Bolsa Família no âmbito dos municípios.

O encontro estadual, organizado pela Superintendência do Sistema Descentralizado da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), reuniu gestores municipais, estadual e técnicos das secretarias de Assistência Social. O encontro discutiu aspectos como Gestão Financeira do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a prestação de contas dos recursos federais e a tipificação dos serviços socioassistenciais.

As apresentações foram ministradas pelo diretor do Departamento de Operação da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), Antônio Carlos de Oliveira, e pela coordenadora de Prestação de Contas do Fórum Nacional de Assistência Social (FNAS).

“Não saber fazer uma prestação de contas adequada pode dificultar o envio de recursos essenciais à concretização dos projetos do município, por isso, a importância desta parceria entre as três esferas de governo, preparando-nos apropriadamente para a elaboração de nossas prestações de contas”, explica a secretária estadual Solange Jurema, dirigindo-se aos representantes municipais.

“A preocupação efetiva da Secretaria de Estado com nossa atualização e entrosamento tem sido realmente benéfica para a execução eficiente de nosso trabalho dentro das normas estabelecidas, uma vez que nos dá toda a orientação de que necessitamos“, afirmou a secretária de Assistência Social de Rio Largo, Maria Dione Moura.