A Rede Globo de Televisão perdeu o direito de preferência na negociação pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A decisão saiu nesta quarta-feira durante reunião do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), cujo acordo, costurado pelo órgão com a emissora e o Clube dos 13, vale já para a negociação das edições de 2012 a 2014.
O acordo celebrado nesta quarta é apenas um termo de cessação de conduta (TCC). Caso o órgão verifique novos indícios de carteis ou o descumprimento do TCC, o julgamento será reaberto.
Uma das medidas adotadas pelo cadê mostra que o TCC aprovado orienta que os direitos de TV sejam separados por mídias (TV aberta, TV por assinatura, pay-per-view, internet e celular). Ele não exclui, no entanto, a possibilidade de que uma mesma empresa conquiste todos os contratos.
Com essa decisão, as transmissões do Campeonato Brasileiro poderão ser feitas por mais de uma emissora – no máximo três -, mas deixa brechas para que a TV Globo venha a retomar o comando, porém de forma diferente das que é usada hoje.
Esperamos que as concorrentes que entrarem na luta não o façam apenas para se dizer no pedaço. Têm que entrar para competir e justificar as reclamações que sempre se sobreporem à poderosa Globo.

O voo surpreendente do ASA

Após alguns atropelos que chegaram a ameaçar sua permanência na Série B, principalmente após perder Júnior Viçosa e dispensar Ciel, o ASA renasce das cinzas e, de repente, chega a ter reais chances de atingir o G4. São nada menos que cinco vitórias consecutivas que o colocam no 8º lugar com 44 pontos, à frente de muitos clubes considerados de ponta. No total, o Alvinegro tem 14 vitórias, quatro a menos que o líder absoluto Coritiba. Na arrancada que marcou os últimos cinco jogos, anotou 12 gols e sofreu quatro. Sua última derrota foi no dia 28 de setembro, em casa, para o Figueirense por 2x1, numa jornada decepcionante.
Dois fatores foram fundamentais para que o representante de Alagoas deslanchasse na competição. Primeiro o retorno de Ciel, mais por pressão da torcida que pelo desejo da diretoria, que tinha afastado o atleta por indisciplina. E é isso que prejudica o jogador, que tem futebol para atuar em qualquer equipe do País. É bom lembrar que Ciel já é o principal artilheiro do time com 12 gols, perto de Ciro, do Sport, principal goleador do campeonato com 16 gols. O segundo aspecto é a tranqüilidade que o técnico Vica tem para trabalhar. Mesmo nos tropeços do time, contou com o apoio incondicional da sua diretoria, motivo que o faz estar no comando da equipe pelo segundo ano consecutivo.
Neste sábado o ASA volta a campo para pegar o Bahia, em Salvador, às 16h. Dos oito jogos a cumprir até o final da Série B, quatro serão em casa contra Portuguesa, Vila Nova, Paraná e América de Natal. Fora de casa pegará, além do Bahia, Santo André, Guaratinguetá e Duque de Caxias.