Começou há poucos dias. O Google lançou uma nova página, porém com ares misteriosos e praticamente nada de informação sobre o que ela representava. Embora houvesse muita especulação pela internet, inclusive de que o site fosse uma fraude, ele é um novo produto do Google e já está em funcionamento.

O Google Demo Slam é um serviço online que promove uma espécie de competição entre vídeos de demonstração para assuntos de tecnologia. O mais interessante na história é que ele não é fechado para empresas ou novas companhias interessadas em divulgação, qualquer um pode participar, enviando seus vídeos.

O objetivo do Google com o serviço é divulgar tecnologia de uma maneira diferente, fazendo com que explicações "entediantes" possam se tornar "vídeos fantásticos que você deve mostrar aos seus amigos - graças à criatividade dos usuários da Google, como você" (em uma tradução livre de ¿gotta-show-my-friends awesome--thanks to the creativity of Google users like you¿), de acordo com a empresa.

Como o Google Demo Slam funciona?
Ao abrir a página, há uma mensagem com uma breve explicação do serviço e basta clicar em "Let the preseason Slam begins" para acessar o conteúdo. Então, dois vídeos são mostrados na tela, ambos falando sobre tecnologia. A ideia é que os usuários assistam aos dois e votem em um para que seja o campeão.

Não há maiores detalhes se futuramente os vídeos continuarão da mesma forma, mas até o presente momento os concorrentes falam sobre a mesma tecnologia. O intervalo de tempo entre uma competição e outra, no presente momento, é de uma semana, e você pode ver os participantes por meio do link "Slam of the week".

Há também uma galeria de campeões, que ainda está vazia, pois o serviço foi recém ativado. Todo o cenário da página é composto na forma de uma "arena" e nas arquibancadas há alguns links na forma de "chats" ou "plaquinhas". Se você clicar em algum dos "chats", é direcionado a um vídeo sobre o assunto feito por um integrante da equipe da Google.

Inclusive o CFO da empresa, Patrick Pichette, tem um vídeo entre eles. Se você quiser mandar seu vídeo, após carregar no YouTube, clique no link "Show the world what you can do" e na opção "I'm read to slam".

Vale lembrar que precisa ser um vídeo de demonstração para uma tecnologia e deve seguir a política de uso do serviço, bem como estar de acordo com as regras (apresentada como "Dos" e "Don'ts" e acessível a partir da opção para cadastrar o vídeo).