O governador em exercício, José Wanderley Neto, participou, nesta terça-feira (19), junto com o comandante do Exército, general Enzo Peri, e o comandante do Nordeste, general Américo Salvador, da formatura militar onde houve a entrega do material de emprego militar adquirido pelo Exército Brasileiro.
Todos os equipamentos estarão disponíveis para o uso do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado e da Defesa Social de Alagoas. “Servirá para qualquer necessidade do nosso empenho para a segurança da população”, afirmou o general Salvador.
Foram doados pelo Exército Brasileiro 12 viaturas de transporte pessoal com capacidade para 12 toneladas e sete viaturas de transporte especial com capacidade para três toneladas. Referente ao material de engenharia, foram entregues oito geradores 15 KVA, dois botes infláveis, 20 botes de alumínio, duas torres de iluminação removíveis.
Atendendo ao setor de saúde, o Exército doou uma bolsa para uso médico, três para uso de praças e quatro padiolas. Para a comunicação, foram 56 equipamentos de rádio grupo I, 32 rádios grupo II veicular e três rádios grupo III. Além do Exército, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) também fez a doação de cinco barracas tipo militar, 12 mochilas térmicas e dois geradores com partida trifásica.
De acordo com o general Enzo Peri, o Exército utilizou cerca de R$ 80 milhões para atender a toda região Nordeste. O comandante destacou a atuação do 59º Batalhão durante a tragédia que afetou 19 municípios alagoanos.
“Estive aqui por duas vezes e pude acompanhar as ações deste Batalhão junto com o governo do Estado na tomada de decisões. Vi também a forma como as autoridades confiavam nessa ação do Exército que atendeu as expectativas da população e deu respostas prontamente”, avaliou o general. “Por isso, o comando militar do Nordeste está sendo reforçado de forma significativa”, acrescentou.








