A comunidade quilombola Cajá dos Negros, na zona rural do município de Batalha, recebe nesta quarta-feira (20), por meio de uma permissão de uso, um tanque de resfriamento de leite para fortalecer a produção. A comunidade está cadastrada no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Modalidade Especial Leite, o Programa do Leite.
O tanque de resfriamento tem capacidade para 2 mil litros de leite, viabiliza infraestrutura produtiva e será acompanhado de capacitação e assistência técnica específica.
A ação faz parte do Programa Alagoas Mais Leite, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Como explica o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta, o Alagoas Mais Leite tem quatro linhas de atuação que apóiam a cadeia produtiva. “São elas: gestão da unidade produtiva, nutrição adequada, melhoramento genético constante e qualidade do leite”, destacou.
Em setembro deste ano, também receberam tanques de resfriamento de leite a Associação dos Produtores de Leite da Comunidade Paus Pretos, em Monteirópolis, a Associação Alto da Madeira, em Jacaré dos Homens, e a Associação Samambaia, com sede em Olho D’Água das Flores e ações em Major Izidoro. Todas estão cadastradas no Programa do Leite e também receberam os tanques através de uma permissão de uso.
“O programa garante a esses produtores viabilidade, sobrevivência no campo e possibilidade de crescimento do negócio, por meio da gestão correta, da maior produção de leite por animal em período lactante, e a difusão da melhor genética possível”, explicou o superintendente Edson Maruta.









