Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) já estão de plantão no Parque da Pecuária, no Trapiche, onde nesta sexta-feira (22), começa a 60ª edição da Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro 2010).
Entre médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, guardas sanitários e agentes administrativos, são 56 profissionais, além de 30 estagiários, que se revezam em plantões de 7h às 00h, durante todo o evento.
Nos cuidados para garantir a sanidade dos 2.000 animais esperados para o evento, a Adeal monta uma grande estrutura de fiscalização. São três espaços dedicados a certificar se todas as exigências sanitárias estão sendo cumpridas.
“Na entrada do parque fazemos a desinfecção do veículo e conferência dos documentos; no desembarque os documentos são novamente conferidos, dessa vez de animal por animal; temos também um escritório, onde os criadores podem retirar as guias para a saída dos animais”, detalha Rosângela Albuquerque, diretora técnica da Adeal.
Para participar da exposição, o principal documento sanitário é a Guia de Trânsito Animal (GTA), mas há ainda as seguintes exigências de acordo com cada espécie:
- Bovinos devem comprovar duas vacinações contra febre aftosa, vacinação ou atestado negativo de brucelose e atestado negativo de tuberculose.
- Ovinos e caprinos precisam de atestado fornecido por médico veterinário de não ocorrência de doenças vesiculares, ectima contagiosa e linfadenite caseosa.
- Equídeos devem estar acompanhados de exames negativos de anemia e mormo, com prazo de validade cobrindo todo o evento.
- Os criadores de Emas devem apresentar autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou registro do Ministério da Agricultura. Já as aves ornamentais devem possuir GTA de médico veterinário habilitado, com laudo do veterinário autônomo e autorização do Ibama.
- Os peixes precisam de atestado sanitário emitido por médico veterinário autônomo. Algumas espécies devem ter ainda autorização de trânsito do Ibama.
- Caninos e felinos, únicos que não precisam da GTA, devem possuir certificado de vacina contra a raiva e atestado sanitário, que pode ser emitido por um médico veterinário particular.
A Adeal lembra que todos os produtores que levarem animais para Expoagro devem entrar em contato com a agência para tirar dúvidas a respeito dos documentos e procedimentos exigidos.
O contato pode ser feito em um dos escritórios da Adeal ou pelo telefone 0800 082 0040.









